segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Região Pastoral Oeste realiza reunião para planejamento da fase de escuta do Sínodo 

23 de março de 2022

Nesta terça-feira, 22 de março, secretários e secretárias paroquiais, junto aos coordenadores leigos da Região Pastoral Mariana Oeste, se reuniram para planejamento da fase de escuta do Sínodo dos Bispos 2021-2023 que acontecerá nas paróquias da Arquidiocese de Mariana. 

A reunião, realizada on-line, contou com cerca de 30 participantes e teve início com uma apresentação de dúvidas e expectativas das lideranças presentes a respeito dos conceitos e objetivos do Sínodo, bem como sobre a forma de condução do processo de escuta. 

A Secretária Regional, Tânia Magna Forte Rodrigues, lembrou sobre a importância de não perder o foco, principalmente na abordagem às pessoas que estão fora da caminhada da Igreja, mantendo-se sempre em espírito de oração e atuando de forma objetiva e clara.

Por sua vez, a Coordenadora Leiga da Paróquia de São João Batista, em Conselheiro Lafaiete (MG), Zilda Helena, lembrou que um facilitador para o processo é a caraterística das paróquias da região, que já vêm adotando esta postura de escuta em seus movimentos e pastorais.

Ainda, o membro da Equipe de Animação Arquidiocesana, Carlos do Carmo, aproveitou o momento para prestar alguns esclarecimentos a respeito do questionário proposto.

Ao final da reunião foram escolhidos membros para a formação da equipe que será responsável pela síntese dos relatórios das paróquias e elaboração do relatório da região a ser encaminhado à Equipe Arquidiocesana de Animação do Sínodo, conforme cronograma proposto. Foi um momento de alinhamento dos trabalhos. 

Jornal Pastoral

Sínodo 2021-2023 é tema também da nova edição do Jornal Pastoral. Na publicação é contextualizado como está ocorrendo o processo sinodal e de escuta na Arquidiocese de Mariana. Ainda, em artigo, o Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, pontua que a tarefa de escutar, como propõe o Papa Francisco, é desafiante, porém necessária.

LEIA AQUI A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL PASTORAL

Texto: Carlos do Carmo
Imagem:Wescley

Agenda

VEJA TAMBÉM