Em preparação para o Jubileu da Esperança em 2025, a Região Pastoral Mariana Sul promoveu, no dia 26 de outubro, no Instituto Padre Cunha, em Barbacena, um momento de Espiritualidade cujo tema era “Ano da Oração”.
Participaram do encontro Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e agentes da Pastoral do Batismo. Ao todo, 81 pessoas provenientes das 32 paróquias da região Sul puderam vivenciar a experiência da espiritualidade, compartilhar e absorver cada palavra do encontro.
O seminarista da Arquidiocese de Mariana, João Pedro Ribeiro, conduziu a primeira parte e envolveu os participantes para se voltarem para seu interior e valorizarem os momentos de reconhecimento através da oração.
“Vivemos um momento de reflexão sobre o lugar da oração em nossa vida, buscando reafirmar que o Senhor nos chamou para estar com Ele, para caminhar com Ele e aprender Dele a servir. E na ocasião, nos valermos da nova Encíclica do Papa Francisco, Dilexit nos (Amou-nos), sobre o amor humano e divino do coração de Jesus. Na certeza de que é no coração de Jesus que nós reconhecemos e aprendemos a amar e guardamos no coração a certeza de que Deus nos chamou porque nos ama.”, enfatizou João Pedro.
A segunda parte foi conduzida pela leiga, Dulce Moras, levando aos presentes à prática do que vivenciaram mais cedo. A oração e a humildade foram trabalhadas ressaltando que cada um, a partir do Batismo, pode se aproximar de Deus e fazer o bem para a humanidade, se espelhando sempre em Jesus Cristo e suas ações.
Os dois pregadores demonstraram alegria em participar e o contentamento em compartilhar e aprender com tantas pessoas diferentes e dispostas a se entregarem ao que foram buscar naquele dia.
Para João Pedro, “é uma oportunidade enriquecedora estar com pessoas que servem nas paróquias, pessoas alegres, comprometidas e sedentas de Deus”. Já Dulce, afirma que a manhã foi rica em aprendizado também para ela. “Estou em estado de graça, muita riqueza de vida compartilhada com todas aquelas pessoas simples, cheias de imperfeições, mas sedentas de Deus”, afirma a leiga.
O Assessor Regional da Pastoral do Batismo, Diácono José Luciano de Castro Nazareth, ressalta a importância de estar sempre na presença de Deus, que age como um Pai. “Foi um momento de graça pela grande participação e a alegria estampada no rosto de cada agente. O seminarista João Pedro destacou a importância da vida de oração e que precisamos achar um tempo para Deus. Em suas palavras bem escolhidas, somos como crianças que dependem de nossos pais, sendo assim, também, na vida de oração. Precisamos da graça da humildade, de ver e perceber que necessitamos de Deus para tudo”, ressalta o assessor.
Para a Ministra da Sagrada Comunhão, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG), Eva Reis, “a experiência foi maravilhosa e muito proveitoso, tanto Dulce quanto João foram excelentes. João falou com uma propriedade única e Dulce, não só demonstrou, como nos levou a uma reflexão única. Os nossos corações precisavam de cada palavra, precisávamos daquele momento. Foi intenso e gratificante.”, enfatizou a Ministra.
Texto e fotos: Ana Paula Mendes dos Santos