O Centro Regional de Pastoral da Região Sul, em Barbacena (MG), acolheu no último sábado, 3 de agosto, a Assembleia Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
O evento foi conduzido pelo Assessor Arquidiocesano das CEBs, Padre Paulo Barbosa, e contou com a presença da Coordenadora Arquidiocesana, Luiza Neiva Bandeira, bem como de representantes de três foranias, da Equipe Regional da CEBs e de coordenadores paroquiais de pastoral.
O objetivo da Assembleia foi reforçar junto aos coordenadores paroquiais o papel fundamental das CEBs em paróquias e comunidades, a fim de fortificar os trabalhos fundamentados nas pastorais existentes, trabalhando em comunhão.
Dessa forma, Padre Paulinho, como é mais conhecido, coordenou a reunião focando na explicação dos conceitos, promovendo um melhor entendimento sobre as Comunidades Eclesiais de Base.
“Eu realmente não entendia o que eram as CEBs. Hoje saio daqui consciente do seu papel e a importância junto as paróquias. Com certeza, levarei esse conhecimento a nossa comunidade paroquial”, relatou Sônia Aparecida Oliveira, Coordenadora da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena.
À ocasião, foi realizada também uma Assembleia Eletiva, visando renovar a coordenação anterior que já estava há mais de seis anos responsável pelas CEBs no regional. A proposta é que junto aos representantes eleitos pelas CEBs haja também um coordenador paroquial como responsável pela equipe regional.
Após conversa entre os membros por forania presentes foram escolhidos os seguintes nomes:
Os presentes firmaram seu compromisso em levar às paróquias o real conceito das Comunidades Eclesiais de Base, visando seu fortalecimento e amplificação dos trabalhos, de forma a resgatar nas paróquias da Região Sul o compromisso estabelecido na 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
Texto e foto: Pastoral da Comunicação da Região Sul