quinta-feira

, 28 de março de 2024

Regiões Mariana Norte e Oeste realizam Assembleia Regional da Catequese

11 de março de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no último sábado, 05 de março, de modo on-line, pela plataforma Zoom, a “Assembleia Regional Múltipla de Catequese – Regiões Norte & Oeste”. À ocasião, 70 pessoas participaram do encontro, entre coordenadores paroquias e catequistas das duas regiões, quando foram trabalhadas as temáticas Formação e Coordenação, à luz do novo Diretório para a Catequese (2020).

A reuião foi marcada como um tempo de escuta e partilha, a partir das temáticas, com questões referentes: a) à formação de catequistas; b) os níveis que acontecem; c) à coordenação de catequese; d) sua constituição; e) conhecimento e estudo de Documentos da Igreja sobre Catequese; f) participação nas formações oferecidas pelas Regiões Norte e Oeste desde 2021. A assessoria da Assembleia contou com a participação dos membros da Coordenação Regional de Catequese e catequistas das duas regiões. Por sua vez, os coordenadores e catequistas presentes falaram de suas alegrias e desafios diante da sublime missão a eles confiada.

“De tempos em tempos, se faz necessário rever a caminhada catequética e a assembleia é a oportunidade para isso: uma chance de parar e refletir se estão sendo fiéis ao seguimento de Jesus; perceber e compreender o que não está adequado e o que precisa ser modificado, a fim de que a Catequese seja, de fato, a interação Fé e Vida, respondendo aos desafios do mundo atual”, comentam, respectivamente, as integrantes das equipes de coordenação das Regiões Norte e Oeste, Cláudia Susana Cristino e Sueli de Fátima da Silva.

Preparação para a Assembleia

Antes de realizarem a Assembleia Regional de Catequese, as Regiões Norte e Oeste promoveram dois encontros nos dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro em preparação à reunião. O objetivo foi mostrar aos coordenadores paroquiais a importância de uma assembleia para a caminhada da Igreja.

Ainda, à oportunidade, foram estudados os capítulos dois sobre “A identidade do catequista e fonte da catequese”; o quatro sobre “Formação de catequistas” e o dez sobre “A catequese diante dos cenários culturais e contemporâneos” do documento 61 – Diretório para a Catequese (2020). A preparação, que aconteceu de modo on-line, pela plataforma Zoom, teve as assessorias de Bernadete Ladeira e Sueli de Fátima da Silva da Região Oeste; Maria José Peixoto Xavier e Cláudia Cristino da Região Norte; e do Assessor de Catequese Região Oeste, Padre José Luiz da Silva.

Próximos passos

De acordo com o Coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética, Padre Jorge Nato da Mata, no dia 30 de abril haverá uma reunião com a equipe arquidiocesana de Catequese para avaliar as Assembleias Regionais e preparar a Assembleia Arquidiocesana que será dos dias 22 a 24 de julho.

Texto: Sueli de Fátima da Silva e Cláudia Susana Cristino

Imagem: Cláudia Susana Cristino

Veja também:

Regiões Mariana Norte e Oeste realizam Assembleia Regional da Catequese

Agenda