segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Regiões Pastorais celebram o Dia do Catequista

27 de agosto de 2019 Arquidiocese

No último domingo, 25 de agosto, a Igreja celebrou o dia do Catequista. Na Arquidiocese de Mariana a festa foi celebrada nas Regiões Norte, Leste, Oeste, Sul. Em preparação para este dia, ao longo do mês de agosto, as paróquias da arquidiocese trabalharam um texto sobre o  documento 107 da CNBB, “ Iniciação Cristã – formação de discípulos missionários”.

Segundo o coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética, padre Jorge Nato da Mata, “a arquidiocese de Mariana conta com a presença de mais de 5.000 catequistas levando aos catequizandos a chama da esperança e a alegria de fazer parte de nossa Igreja”.

Região Norte 

Na Região Norte a celebração foi realizada na cidade de Santa Bárbara. Cerca de 280 catequistas, representando as três foranias da região,  participaram do dia. A programação contou com uma missa presidida pelo padre anfitrião, padre Elias Bartolomeu Leoni. Para a catequista Cláudia Suzana Cristino a celebração foi muito boa. “Foi um momento de integração e amizade. É sempre bom esses momentos juntos com os catequistas”, disse.

Região Leste 

Na Região Leste, o Santuário Nossa Senhora das Graças, em Urucânia, acolheu mais de 1000 os catequistas, das três foranias da região. A catequista Maria do Carmo explica, que além da missa, cada Forania fez uma apresentação, após o almoço, com muita criatividade, músicas, coreografia, dança e entrevista. “Encerramos o dia com louvores e agradecimentos à Nossa Senhora das Graças por um dia tão especial”, sublinhou Maria do Carmo.

Região Oeste 

Na Região Oeste, a celebração foi na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, e reuniu quase 400 catequistas. Ao longo do dia, o grupo participou da missa e assistiu vídeos com mensagens aos catequistas. Segundo a catequista, Mônica Morais, o clima de oração e descontração conduziu todo o dia. “Foi um momento muito bonito e festivo, onde a alegria, amizade e descontração estiveram presentes”, disse.

A celebração do Dia do Catequista também contou com a presença do vigário episcopal, padre Marcos Macário, do assessor regional, padre José Luiz, do padre Geraldo Luzia e do diácono João. A organização da festa ficou sob responsabilidade da coordenadora regional Marli e uma grande equipe de catequistas de Conselheiro Lafaiete

Região Sul

Na Região Sul a celebração foi no Sítio da Lola, em Rio Pomba. Cerca de de mil catequistas participaram da programação, que também contou com a presença do vigário episcopal, padre José Julião da Silva, do coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética, padre Jorge Nato da Mata, do pároco anfitrião, padre Emerson José da Silva, do padre José Maria Dias e do padre Afrânio Vieira de Almeida e seminarista Gilsimar.

Segundo a catequista Elisabeth da Silva a equipe da Forania de Rio Pomba acolheu a todos muito bem “Fomos acolhidos com muita alegria, amor, criatividade, carinho, sorriso o tempo todo”, disse.

Agenda