sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Regiões Pastorais Mariana Sul e Oeste promovem Encontro Regional do SAV

23 de outubro de 2019 Arquidiocese

Com o objetivo de ajudar os jovens no discernimento sobre o chamado de Deus em sua vida, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) das Regiões Pastorais Mariana Sul e Oeste, realizaram no sábado, 19 de outubro, no Instituto Padre Cunha, Pinheiro Grosso, em Barbacena,  o “Encontro Vocacional Regional”, destinado aos adolescentes e jovens.

Ao longo do dia, 31 participantes e a equipe do SAV refletiram o tema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”. Essa equipe, composta por padres, religiosas e cristãos leigos e leigas, também apresentou aos jovens a importância de se conhecer, perceber seus dons e talentos a fim de discernir melhor o projeto de vida que Deus tem para cada um. 

Para o assessor arquidiocesano do SAV, padre Thiago José Gomes, o encontro foi uma grande oportunidade de contribuir para o discernimento vocacional dos jovens. “A interação entre as equipes das duas regiões também é motivo de alegria. Juntos e organizados conseguimos muito mais. Nossa esperança é de que os jovens assumam a vocação com alegria”, disse.

Padre Afrânio Vieira de Almeida, assessor do SAV da Região Mariana Sul, foi um dos palestrantes e disse estar muito feliz com o encontro. “Louvamos e agradecemos ao Bom Deus, Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, por continuar chamando santos operários e operárias para a Messe. Isso pudemos constatar na realização do Encontro Vocacional realizado, no último sábado, pelo SAV Mariana Sul/Oeste. Sentimos que o Bom Deus está atendendo a súplica milenar da Igreja, de ‘enviar santos operários(as) à Messe, pois ela é grande e poucos são os(as) operários(as)’. Notamos isso pelas partilhas maduras e focadas na necessidade de um bom discernimento vocacional em prol da construção do Reino de Deus, por parte dos participantes. Louvado seja Deus pelas sementes de vocação presbiteral, religiosa consagrada e leiga/matrimonial que Ele plantou no coração de cada um(a). Louvado seja Deus pelas Equipe Regionais do SAV pelo testemunho empenho e dedicação”, ressaltou.

Para irmã Maria das Graças Fernandes, Carmelitas da Divina Providência, o encontro foi muito bom. “Resumimos em um dia e ficou bem completo para o momento. Houve muita interação com a equipe e entre os jovens. E assim um no completando o outro”, afirmou.

Durante o encontro, os jovens que sentem um chamado para a vocação sacerdócio tiveram a oportunidade de conversar com diretor do Seminário do Propedêutico, padre Sérgio José da Silva, e com os seminaristas. As jovens também tiveram a oportunidade de conversar com as irmãs de diversas congregações presentes. Para contribuir com a reflexão sobre o matrimônio, casal falaram da beleza de se constituir uma família. 

O Serviço de Animação Vocacional realiza esses encontros com o intuito de ajudar os jovens na escolhas de sua vocação, pois entende que “vocação acertada é garantia de um futuro feliz”. 

Agenda