terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Regiões pastorais realizam encontro com o clero

02 de novembro de 2020 Arquidiocese

As regiões pastorais da arquidiocese realizaram no mês de outubro encontros com o clero para refletir sobre ministério sacerdotal no contexto de pandemia e partilhar sobre as experiências pastorais de cada paróquia.

Na Região Sul, o encontro foi realizado no começo do mês, em Santa Bárbara do Tugúrio, e contou com a presença de 23 padres. A manhã foi marcada pelo clima de fraternidade e partilha.

“Após a chegada gradativa dos irmãos, celebramos a Hora Média seguida de breve partilha dos versículos que soaram mais forte a cada um. Em seguida, passamos à leitura comentada e partilhada do texto elaborado pelo padre José Carlos dos Santos que abordou a “Vivência do Ministério frente à Pandemia”. A reverberação do texto suscitou partilha e troca de experiência sobre diversos assuntos, em um clima fraterno e sereno. O encontro foi concluído com o almoço”, explicou o padre Daniel Ângelo Henriques.

Região Norte

Na Região Norte, os padres se reuniram nos dias 26 e 27 de outubro no Retiro das Rosas. O encontro foi orientado pelo padre José Carlos dos Santos, que refletiu com os presentes sobre a pandemia e os desafios à saúde mental no ministério ordenado. O vigário episcopal da região, cônego Nedson Pereira, também apresentou algumas orientações, motivando os padres a terem mais comunhão nas foranias.

Para o padre Adilson Umbelino, o encontro foi um tempo bom de convivência, partilha e descanso. “Depois de tanto tempo sem encontrarmos, a reunião dos padres da região norte foi uma oportunidade muito rica de convivência e partilha. Eu percebi que todos os que puderam ir, abriram o coração para socializar fraternalmente os sentimentos vivenciados durante o primeiro momento da pandemia. E também as indicações de sugestões fraternas para continuarmos vivendo este tempo que ainda nos inspira muito cuidado. A palavra do padre José Carlos nos ajudou muito para a motivação da partilha”, disse.

Região Oeste

Os padres da região Oeste se reuniram no dia 29 de outubro. O encontro foi marcado pela reflexão do texto do padre José Carlos dos Santos e de Dom Vicente, bispo auxiliar de Belo Horizonte. Em grupos, os presentes fizeram a leitura, partilha e acolheram as sugestões para as prioridades pastorais em 2021 e para um possível encontro do clero. Ao final, eles realizaram uma plenária sobre a partilha dos grupos, uma oração e o almoço.

Região Leste

 

Na Região Leste, a reflexão foi conduzida pelo Cônego Lauro Versiane Barbosa, que fez uma apresentação da nova Encíclica do Papa Francisco: Fratelli Tutti, no qual o Papa indica uma fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.

“No momento da partilha, tivemos algumas manifestações do sofrimento causado pelo isolamento social e os desafios para enfrentarmos o novo normal que está por vir. De nós se espera, portanto, abertura para o tempo que estamos vivendo, levando em consideração o grande convite do Papa: “Ser uma Igreja onde reine a Fraternidade e a paz”, acrescentou o padre João Paulo da Silva.

O encontro da Região Pastoral Mariana Centro ainda será realizado.

Agenda