“Ele formou o coração de cada um” (Sl 32,15). Com esse trecho do Salmo 32, os seminaristas Antônio Marcos, Gustavo e João Pedro se tornaram Diáconos Transitórios, na manhã de sábado, 23 de novembro, na Catedral da Sé, em Mariana (MG), pelas mãos do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.
A Cerimônia iniciou-se na Capela do Santíssimo Sacramento, com os candidatos ao diaconato professando a fé, expressando a livre espontânea vontade de se tornarem diáconos, a celebração da Liturgia das Horas e ao Celibato diante do Santíssimo Sacramento e de Dom Airton, enquanto toda igreja rezava a oração da Ave-Maria em suas intenções. Em seguida, ocorreu a Cerimônia Eucarística com a procissão de entrada. Momento de alegria e emoção em que toda igreja aplaude os seminaristas quando entram acompanhados de seus pais.
No momento do Rito de Ordenação, os candidatos prometem obediência ao Bispo, aos seus sucessores e à Igreja, logo após, toda igreja ajoelha-se para cantar a Ladainha de todos os todos, enquanto os seminaristas se prostram simbolizando a total entrega de suas vidas a Deus e ao Evangelho.
Para concede-lhes o dom do Espírito Santo, o Arcebispo faz a imposição das mãos na cabeça dos candidatos, já de joelhos, enquanto eles rezam a oração do consecratória.
O sacramento da ordem consta de três graus: o Diaconato, o Presbiterado e o Episcopado. O Diaconato é o primeiro passo em direção aos demais. Diante disso, em sua homilia, Dom Airton manifesta a importância dos novos diáconos para a Igreja, considerados dignos da Igreja de Cristo e de suas necessidades, “pois a Igreja precisa do ministério dos presbíteros, dos diáconos e dos bispos para a comunidade de fé e levar o Cristo a todos, que é o caminho, a verdade e a vida”.
A emoção toda conta de todos os presentes, quando diáconos e os presbíteros que contribuíram para seus momentos de formação vocacional e formativa, e os seus familiares impõem a cada um a estola à maneira diaconal e revestem-nos com a dalmática, vestes próprias para o serviço do altar, da palavra e da doação a Deus e ao povo.
A seguir, os novos Diáconos recebem o livro dos Evangelhos e são motivados pelo Arcebispo a transformar a fé viva, o que serão chamados a anunciar. Os três serão responsáveis por três dimensões durante o exercício do diaconato nas paróquias: o ministério da Palavra, o da acolhida e do serviço aos mais pobres.
Prontamente, os diáconos são convidados a subir ao altar e preparar a Mesa da Eucaristia e, depois, distribuir a Sagrada Comunhão para todos.
Por fim, em nome de seus colegas, o Diácono João Pedro, discursou agradecendo a todos pelo apoio, desde as orações da família até aos seus formadores do Seminário de Mariana e a Dom Airton. “Agradeço ao dom Airton e conte conosco para o seu pastoreio, somos consagrados para servir. Viemos para somar forças para o anúncio do Evangelho, santificação e salvação de todos. Fomos atraídos por Cristo com laço de amor, não resistimos a delicadeza de vosso amor”.
Conforme o Diácono João Pedro, a missão recebida no batismo e confirmada na Crisma foi potencializada pelo Sacramento da Ordem e anunciar o Reino de Deus se juntando ao Cristo Rei. Para ele, o sentimento que ele traz em seu coração “é o sentimento de servir e de se doar e viver o diaconato intensamente no serviço da Palavra, da caridade e do Altar nunca esquecendo dos pobres que são os preferidos do Reino”, ressalta.
Para o Diácono Gustavo, a gratidão toma conta desse momento especial. “Agradecer, primeiramente, a Deus e a Igreja pela confiança, a Dom Airton e a todo povo de Deus que reza por nós, a emoção toma conta desse momento”, evidencia o novo Diácono.
O Diácono Antônio Carlos destaca a alegria de estar sendo ordenado e, também, agradece a todos que contribuíram para sua chegada até aqui. “Agradeço a todos pelo apoio, pelo carinho, pelo incentivo e pelas orações. É uma felicidade sem fim, isso é algo que eu já pensava há muitos anos e hoje se concretizou e estou muito feliz e agradecido a Deus, a Igreja por receber o primeiro Sacramento da Ordem e iniciar a preparação para receber o segundo Sacramento”, destaca o Diácono.
Para Dom Airton, é graça de Deus receber os três novos diáconos e sinaliza que no próximo ano poderemos ter mais sete em nossa Arquidiocese. “A nossa Arquidiocese tem essa marca de receber muitas vocações pela nossa tradição, pela nossa história e o povo reza pelas vocações. Temos padres para acompanhar os seminaristas, temos uma equipe formativa que trabalha junto a eles e os acompanha diariamente, por isso, são bem formados e bem acompanhados”, sinaliza o Arcebispo.
Os novos Diáconos exercerão suas funções diaconais nas seguintes paróquias: A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), receberá o Diácono Antônio Carlos. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG) recepcionará o Diácono Gustavo. A Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG) acolherá o Diácono João Pedro.
Eles farão parte dessas comunidades, celebrando a Palavra, batizados, casamentos e se colocando a serviço do Evangelho, de forma transitória, até receberem o segundo Sacramento da Ordem, a Ordenação Presbiteral.
Clique aqui e conheça os novos Diáconos Transitórios.
Texto: Clau Magalhães
Fotos: Paulo César Gouvêa