terça-feira

, 28 de maio de 2024

Representantes da Arquidiocese de Mariana participam da Assembleia Anual da Pastoral Familiar do Regional Leste 2

29 de setembro de 2022 Arquidiocese

A Diocese de Leopoldina acolheu os sacerdotes e coordenadores arqui(diocesanos) da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG). À ocasião, a Arquidiocese de Mariana foi representada pelo Casal de Coordenadores, Bianca de Fátima Vaz Gallo e Alexandre Natal Gallo, e pelo Assessor Padre Luiz Roberto de Souza.

Durante o evento, os presentes participaram de palestras, formações, apresentações culturais, tempo de partilha e direcionamentos diversos. Para o Coordenador da Pastoral Familiar, Alexandre, “a Assembleia trouxe de volta a alegria do reencontro, reforçou a caminhada ao vermos que os problemas e os anseios são os mesmos neste período pós-pandêmico. É uma responsabilidade perceber as fragilidades das famílias neste tempo de incertezas, mas as palavras de Dom Edson nos incentivaram a não esmorecer e continuar nossa crença na família”.

O Assessor Arquidiocesano da Pastoral Familiar, Padre Luiz Roberto, participou da Assembleia.

Por sua vez, Bianca pontuou que há muito trabalho a ser feito e muitos desafios a serem enfrentados. “Por esses motivos, precisamos de formações para esta nova etapa da Pastoral Familiar. Nos reunir, entender as realidades das 28 (arqui)dioceses de Minas e fazer um trabalho em conjunto é muito importante. Padre Wesley é nosso porto seguro quando o assunto é trabalho com famílias”, disse.

À ocasião, o Casal de Coordenadores Alexandre e Bianca, também foram escolhidos como os coordenadores da Província Eclesiástica. “Além da Arquidiocese de Mariana, temos a Província de Mariana, que compreende a nossa Arquidiocese, a Diocese de Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano. Foi feita a eleição entre os coordenadores para a escolha do casal coordenador da província, que deve ser um dos coordenadores diocesanos. Alexandre e eu fomos escolhidos”, contou Bianca.

Presença da Pastoral Familiar em Minas Gerais

O casal Alexandre e Bianca foram eleitos os coordenadores da Pastoral Familiar da Província Eclesiástica de Mariana.

Durante a Assembleia, foi apresentado uma pesquisa, demonstrando um diagnóstico da Pastoral Familiar com informações e motivações para melhor estruturar as equipes nas dioceses e paróquias.

Foram divulgados dados estatísticos sobre diversas realidades das sete províncias eclesiásticas, 28 dioceses e 1743 paróquias do regional, que atendem uma população de 21,4 milhões de habitantes nos 853 municípios mineiros.

A pesquisa demonstrou, entre outros aspectos, os pontos fortes e carências da Pastoral Familiar, como o índice de pastorais implantadas, frequência de reuniões, a estruturação de equipes, bem como o envolvimento de todos.

Assista ao vídeo produzido pela Diocese de Leopoldina:

*Com informações e imagens da Diocese de Leopoldina