sábado

, 25 de maio de 2024

Retiro dos cristãos leigos e leigas da Arquidiocese de Mariana acontece neste fim semana

10 de março de 2023

Com o propósito de ser uma oportunidade para trabalhar a espiritualidade e a missão do laicato, acontece neste fim de semana, dos dias 10 a 12 de março, o Retiro e Encontro dos cristãos leigos e leigas da Arquidiocese de Mariana. O momento será realizado em Borda do Campo, no município de Antônio Carlos (MG), e terá como orientador o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Realizado dentro da temática do 3º Ano Vocacional vivido pela Igreja no Brasil, que tem como tema “Vocação: graça e missão” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), foram convidados a se inscrever todos os Coordenadores(as) Paroquiais de Pastoral (CPP) da Arquidiocese de Mariana. Para o retiro, está prevista a participação de 64 leigos e leigas desta Igreja Particular das cinco regiões arquidiocesanas.

“Esse encontro é de grande importância para o laicato da Arquidiocese de Mariana. Infelizmente, nem todas as paróquias poderão se fazer presentes. Compreendemos as dificuldades depois de um longo tempo em nossas casas, às vezes desanimados e muitos até desmotivados. [Mas] temos a oportunidade de nos reunirmos enquanto coordenações paroquiais da Arquidiocese de Mariana para rezarmos juntas (os) as nossas alegrias, tristezas, desafios e falarmos das nossas fomes e sedes que são muitas”, afirma a Assessora da Comissão do Laicato da Região Mariana Sul e Agente do SAV, Leci Nascimento, que está colaborando na organização do retiro.

Segundo ela, essa será uma oportunidade de reacender a esperança dos participantes. “Tenho certeza que voltaremos diferentes: muito mais animadas (os), revigoradas (os) na fé para o serviço por uma Igreja Sinodal, em saída, aberta a todas/os, conforme nos orienta o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE)”, espera Leci, que também é a Presidenta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil no Regional Leste 2 da CNBB.

Leci ainda pontua a importância de participar de um momento de retiro, de pausa e reflexão, especialmente, diante das demandas cotidianas. “Nós, cristãs leigas e leigos, estamos tão atarefados no dia a dia, quer por atividades familiares, eclesiais ou sociais, que muitas vezes não temos tempo de pararmos e silenciarmos para uma boa oração. A Igreja, com toda a sua sabedoria, nos convoca neste tempo de Quaresma a fazermos uma parada e subir a montanha com Jesus. Por isso, a minha expectativa para esse Retiro/Encontro é grande. A oportunidade de juntos com meus irmãos e irmãs de fé rezarmos, escutarmos mais atentamente a Palavra de Deus, silenciarmos, beber da fonte, experienciarmos Jesus e ainda conversarmos com o nosso Arcebispo, Dom Airton. Tenho certeza que será de grande valia e voltaremos com os ‘corações ardentes e os pés a caminho’”, partilha Leci.

Vindo da Paróquia Santa’Ana e São Joaquim, de Antônio Carlos, Herbert Tadeu Glater Halfeld também comenta sobre o que espera viver durante este fim de semana. “Um retiro sempre nos cria expectativas. Destaco principalmente a expectativa no âmbito espiritual, porque a aproximação com Deus nos faz servir com gosto, por amor. E quando se serve por amor a Deus e à Igreja, assim o fazemos de modo mais sublime e genuíno”, diz.

Pauta

O Retiro e Encontro dos leigos e leigas tem início nesta sexta-feira, 10 de março, a partir das 17h, e segue até o domingo, dia 12. A fim de ajudar os participantes a se prepararem melhor para viver esse momento de oração, desde terça-feira, dia 07, a equipe organizadora do evento tem enviado aos coordenadores paroquiais uma proposta de reflexão bíblica, de modo a ir trabalhando a espiritualidade para o encontro.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA (10/03)

17h00 – Chegada

19h00 – Jantar

20h00 – Abertura / Apresentação/ Orientação/ Oração da noite

22h00 – Descanso

SÁBADO (11/03)

07h00 – Despertar

07h30 – Oração

08h00 – Café

09h00 – Primeira Colocação

10h00 – Deserto / Café

11h30 – Partilha

12h00 – Almoço/ Descanso

14h00 – Segunda Colocação

15h00 – Deserto / Café

16h30 – Partilha

– Terceira Colocação

– Deserto

18h15 – Missa

19h00 – Jantar

20h00 – Momento Mariano (Terço Luminoso)

22h00 -Descanso

DOMINGO (12/03)

07h00 – Despertar

07h30 – Oração

08h00 – Café

08h30 – Oração

08h45 – Mesa de Trabalho

11h00 – Missa / Encerramento

12h00 – Almoço

VEJA TAMBÉM