segunda-feira

, 04 de março de 2024

Retiro e Encontro Arquidiocesano de Cristãos Leigos e Leigas é realizado na Borda do Campo

14 de março de 2023

Foto da capa: Divulgação

“Pela graça de Deus sou aquilo que sou: leigo na Igreja, membro do corpo de Cristo Jesus”. Os versos cantados por Padre Zezinho, SCJ, resumem o espírito do Retiro e Encontro dos Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Mariana. Realizado entre os dias 10 e 12 de março, na Borda do Campo, município de Antônio Carlos (MG), o momento teve como orientador o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e pode ser traduzido como um verdadeiro encontro do Pastor com suas ovelhas.

Reunindo 67 pessoas vindas de 63 paróquias das cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana, além de quatro integrantes da equipe coordenadora, o Retiro e Encontro teve como objetivo trabalhar a espiritualidade e a missão do laicato nas paróquias. Para isso, foram convidados a participar os(as) Coordenadores(as) Leigos(as) dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPPs). 

Realizado dentro da temática do 3º Ano Vocacional vivido pela Igreja no Brasil, que tem como tema “Vocação: graça e missão” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Retiro e Encontro iniciou-se na sexta-feira, dia 10, com a acolhida e a apresentação dos presentes, além das orientações iniciais do Arcebispo, Dom Airton, que motivou a todos a viverem o momento com espírito de oração e destacou: “Retiro não é assembleia, não é estudo. Queremos nos encontrar com o Senhor. É um momento de parada, de escuta atenta da Palavra”.  

Ao longo do segundo dia, no sábado, os representantes das paróquias vivenciaram os momentos de deserto (silêncio), com a leitura orante da Palavra e orientados pelas colocações de Dom Airton, entre outros momentos de oração e partilha. Após a Santa Missa, os participantes rezaram o terço nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, e de modo especial pelas vocações. 

Foto: Juninho.

Já no domingo, dia 12, os participantes também receberam a visita do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, que dirigiu uma breve fala aos presentes, saudando-os pelo evento. A programação contou ainda com um momento de diálogo dos cristãos leigos e leigas com o Arcebispo, no qual tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar sugestões com o objetivo de melhorar a vivência do ministério da coordenação e a atuação de todos na vida paroquial. 

O Retiro e Encontro dos Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Mariana foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Airton José dos Santos e concelebrada pelo Padre José Geraldo de Oliveira.

Responsável pela organização do Retiro e Encontro, a Assessora da Comissão do Laicato da Região Mariana Sul e Agente do SAV, Leci Nascimento, ressaltou o bom êxito desse momento de oração e reflexão entre os diocesanos e o Arcebispo Metropolitano de Mariana. “Agradecemos a Dom Airton pela generosidade em aceitar nosso convite de orientar o Retiro Espiritual e na sequência participar da mesa de diálogo. É o ‘pastor junto às ovelhas’, esta é a Igreja de Jesus Cristo”, disse.

“Somos gratas/os às Regiões Pastorais (Vigários Episcopais e secretárias) e às Paróquias que não mediram esforços para que pudéssemos participar. Como resposta, temos uma maior consciência de nossa vocação laical e compromisso com o serviço nas paróquias”, enfatizou Leci sobre a realização do evento e o compromisso de cada participante com a evangelização e ação pastoral da Igreja em suas paróquias e comunidades.  

Foto: Laene Medeiros.

Testemunhos

De modo geral, os participantes saíram do Retiro e Encontro dos Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Mariana felizes e animados para o serviço a Deus e à Igreja. Confira o que disseram alguns dos presentes na galeria abaixo:

Texto: Laene Medeiros, Leci Nascimento e Thalia Gonçalves

Agenda

VEJA TAMBÉM