A Quaresma é um tempo litúrgico que nos prepara para a Páscoa. Assim a Igreja nos convida a trilhar o caminho quaresmal com os olhos fixos no Senhor, naqu’Ele que, após passar pela cruz e pela morte, ressuscitou dos mortos e agora vive eternamente. Através das práticas do jejum, da caridade e da oração, o povo de Deus faz o seu caminho de conversão e reaproximação de si, do irmão e da irmã e do próprio Senhor, razão do nosso existir.
O Papa Francisco, na sua mensagem para a Quaresma, recordou que essas três práticas apresentadas por Jesus em Mt 16, 1-18, são as condições para a nossa conversão. “O caminho da pobreza e da privação (Jejum), a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola) e o diálogo filial com o Pai (a oração) permitem-nos encarar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa”, exorta o Santo Padre.
Foi nessa perspectiva que várias comunidades e setores da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga realizaram o retiro quaresmal, entre elas: Rosário, Mestre Campos, Sirigueia, Passarinheiro, Setor Carioca, Setor Pinheiros Altos, São José do Pirapetinga, Vicente Tomaz, Beira Rio e Taquaraçu.
A iniciativa foi incentiva pelo Pároco, Padre Vitor Campos, no Conselho Paroquial de Pastoral, para que os coordenadores aproveitassem o tempo da Quaresma para organizarem um retiro nas comunidades, favorecendo aos leigos e leigas a experiência íntima e pessoal com Jesus Cristo.
Além dos retiros em nível comunitário, houve a realização do Retiro Quaresmal no Santuário do Senhor Bom Jesus, com a participação de dezenas de fiéis. O momento foi orientado pelo colaborador paroquial, o Diácono Gustavo Braz, no dia 6 de março, com o tema “A Experiência do Êxodo como caminho de Esperança”.
Em suas reflexões, o diácono relacionou o segundo livro da Bíblia com o Jubileu da Esperança, aprofundando como Deus nos conduz pela mão e sempre nos liberta das opressões cotidianas.
“A Quaresma é para nós um retiro espiritual, afinal o recolhimento, o silêncio, meditação, o jejum, a oração, as obras de misericórdia e penitência favorecem nossa busca pela conversão. […] E a esperança é a âncora que nos garante a salvação, afinal ‘a esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’ (Rm 5, 5)”, afirma o diácono.
Louvamos a Deus por todas as pessoas que vivenciaram este momento rico de retiro espiritual, saindo de si mesmo e levando a experiência do encontro com Cristo a tantos irmãos e irmãs que vivem sem esperança. Para nós cristãos a esperança que nos impulsiona é Jesus de Nazaré.
Que a Mãe de Jesus, a Imaculada Conceição e Senhora das Dores, aqu’Ela que se manteve fiel, permanecendo junto à cruz do Senhor e que soube meditar cada coisa no silêncio do seu coração interceda por nós para que, trilhando intensamente o caminho quaresmal, experimentemos uma feliz e abençoada Páscoa!
Texto: Pascom da Paróquia N. Sra. da Conceição de Piranga, com a colaboração do Diácono Gustavo Braz – adaptado
Fotos: Pascom da Paróquia N. Sra. da Conceição de Piranga