segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Reunião da Pascom é marcada por reflexão e preparação para o próximo ano

15 de dezembro de 2021 Arquidiocese

Na última terça-feira, 14 de dezembro, foi realizada a reunião arquidiocesana da Pastoral de Comunicação (Pascom). O encontro, que aconteceu on-line, pela plataforma Zoom e mediante a inscrição dos participantes, contou com a presença do Assessor Arquidiocesano da Pascom, padre Thiago José Gomes, e do Diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), padre Edir Martins Moreira. Ao todo, cerca de 40 pessoas estiveram presentes.

Em um primeiro momento, após a oração inicial conduzida pelo padre Edir, os participantes foram convidados a refletirem sobre as ações realizadas ao decorrer do ano. Como assessor da Pascom, padre Thiago conduziu a reunião e relembrou os encontros e lives formativas acontecidos em 2021.

À ocasião, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, também fez uma breve participação. Refletindo que a fé cristã é uma fé pascal, o presbítero afirmou que “para além do túmulo, surge a vida. Quando tudo parece estar perdido, nasce, então, a vida e a ressurreição”.

De acordo com ele, nesta caminhada em tempos de pandemia e ações remotas, mesmo com todas as inseguranças e em meio aos escombros, muitas coisas boas foram colhidas como a Pascom, pois mesmo que a sua existência seja anterior à pandemia, durante este período a pastoral ganhou novo impulso e se fez mais necessária.

Impressões gerais

Após relembrar as atividades desenvolvidas, todos os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e avaliar a caminhada de 2021. No geral, os agentes partilhavam dos mesmos desafios em relação à produção remota: o contato inicial com as mídias e transmissões das celebrações on-line, como também a falta dos equipamentos necessários. Ainda, eles concordavam também em dar continuidade aos encontros de formação, considerados também fundamentais para o trabalho da pastoral.

Além da presença dos agentes das paróquias e de algumas secretárias regionais desta Igreja Particular, também participou da reunião e compartilhou sua vivência a coordenadora da Pascom da Província Eclesiástica de Mariana, Gicelia Azevedo. “A Pascom é amor e quando a gente ama, a gente se entrega neste trabalho. Quando Maria recebeu a missão, ela simplesmente olhou para o anjo e disse: ‘faça-se!’. Assim, é o nosso trabalho”, ressaltou.

Para o padre Thiago, a reunião foi muito bem aproveitada, com uma avaliação muito consciente e madura dos agentes da pastoral. “Pudemos perceber a caminhada da Pascom neste ano de 2021 foi muito bonita. Vencemos muitos desafios e tivemos uma resposta positiva, ao perceber que o que nós propusemos, foi realmente uma ajuda concreta para as pastorais e paróquias”, afirmou.

“Como eu falei na reunião, nós como Pascom, ganhamos muito, crescemos muito, chegamos e agora vamos nos planejar para olhar para a frente. A pastoral não é apenas para as transmissões, como a gente sabe, mas é um trabalho contínuo”, finalizou padre Thiago.

Agenda