sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Roteiro de reflexão de outubro reflete sobre a 6ª Semana Social Brasileira

01 de outubro de 2021 Arquidiocese

Como parte das ações de divulgação e vivência da 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB) na Arquidiocese de Mariana, o roteiro para os grupos de reflexão para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) refletirá sobre a temática. O material foi disponibilizado pela Gráfica e Editora Dom Viçoso para download. 

“Mês de outubro, mês das missões. A missão não deve ser algo que fazemos, mas o nosso modo de ser, a nossa carteira de identidade cristã. Portanto, não é preciso apenas “fazer missão”, mas “ser missionário” no lugar e nas situações nas quais Deus nos colocou. As principais barreiras que devemos superar para assumirmos, de verdade, a nossa vocação missionária são o nosso comodismo, o nosso egoísmo, a nossa indiferença e a nossa visão, por vezes, mercantilista e superficial da fé cristã. Isso tudo tem a ver também com a Sexta Semana Social Brasileira, objeto de reflexão e de oração dos grupos de reflexão durante este mês missionário”, diz o texto de apresentação do subsídio. 

Baixe aqui o roteiro de reflexão de outubro

Sobre a 6ª SSB

Assumida como compromisso pela Arquidiocese de Mariana e lançada oficialmente nesta Igreja Particular em 07 de julho (confira aqui como foi), a 6ª Semana Social Brasileira foi aprovada na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019, e se insere num processo amplo de colaboração para a transformação da sociedade com a pastorais sociais, movimentos populares, organizações sociais e igrejas.

 Inicialmente planejou as ações presenciais entre 2020 e 2022, entretanto, devido à pandemia, ampliou neste ano os processos dos Mutirões pela Vida até 2023. Tem como tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho” e trabalhará com os eixos estruturais sobre economia, democracia e soberania. 

O objetivo imediato da 6ª SSB é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de organização popular em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo.

Com informações do site da 6ª SSB

Agenda