quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Roteiros de Reflexão é tema de reunião dos coordenadores paroquiais da Região Sul

05 de junho de 2024 Arquidiocese

Os coordenadores paroquiais da Região Mariana Sul participaram no último dia 25 de maio, em Barbacena (MG), de uma reunião para tratar sobre os Roteiros de Reflexão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A conversa foi conduzida pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

Seguindo orientações da 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, com relação ao fortalecimento dos Grupos de Reflexão, o Vigário Episcopal da Região, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, propôs esse encontro com objetivo de reconhecer o trabalho dos grupos existentes e abrir a possibilidade de crescimento nas paróquias que ainda não conhecem os roteiros.

A reunião contou com a participação de 24 coordenadores paroquiais, além de quatro membros da coordenação dos grupos das quatro foranias que compõe a Região Sul. À ocasião, o Padre José Geraldo apresentou o subsídio aos presentes, detalhando os seus objetivos, e as conquistas na Arquidiocese por meio dos Grupos de Reflexão.

Segundo ele, a experiência foi promissora e positiva, com esclarecimentos de dúvidas e possibilidade de implantação dos grupos em demais paróquias e comunidades da região.

“Metade das pessoas que participaram já conheciam os roteiros ou já participam de Grupos de Reflexão. As demais, nem haviam ouvido falar. Dessa forma, foi muito boa a conversa, apresentando àqueles que ainda não conheciam o que são os grupos e como são elaborados os roteiros para as reuniões”, considerou Padre José Geraldo.

Na avaliação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, a receptividade dos participantes foi muito boa. “Os coordenadores saíram motivados a implantar em suas comunidades e paróquias os Roteiros e Grupos de Reflexão. Ficou determinado que cada coordenador paroquial presente, chegando na paróquia, procurasse seu pároco e apresentasse a ele o roteiro para conhecimento. Sabemos que alguns padres não conhecem bem ainda os roteiros. E, a partir daí, começarem a divulgar os grupos de reflexão”, explicou.

Outro compromisso assumido durante a reunião foi sobre a confecção do subsídio quando for sob a responsabilidade da Região Sul. “Há uma equipe constituída para os grupos e para ajudar a elaborar os roteiros, já consistente e formada”, detalhou.

O coordenador da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena, Sannder Lourenço, participou da reunião e destacou a importância do encontro para traçar estratégias de reestruturação dos grupos existentes e implantação de novos. “Esse tema há algum tempo vem aparecendo em diversas reuniões e, inclusive, na 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, demonstrando a preocupação pela Arquidiocese Mariana”, pontuou.

“Foi muito produtivo o encontro. Saímos revigorados para podermos levar em nossas paróquias uma nova visão de caminhada para esse serviço catequético dos Grupos de Reflexão, motivando, assim, o que é dever de todo batizado: evangelizar”, disse.

Os Grupos de Reflexão estão ativos nas quatro foranias da região, abrangendo a grande maioria das paróquias que as compõe. Segundo Padre Adelson, o objetivo agora é aumentar a participação a partir de esclarecimentos das dúvidas e as informações fornecidas por Padre José Geraldo.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Foto: Sannder Lourenço

Leia também:
Concílio Vaticano II e Grupos de Reflexão são temas da primeira reunião do CAP de 2024