quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Sacerdotes da Arquidiocese de Mariana participaram do primeiro retiro de padres da Pastoral Carcerária Nacional

31 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Pastoral Carcerária Nacional (PCr) promoveu, dos dias 17 a 19 de outubro, o seu primeiro retiro de padres. À oportunidade, cerca de 30 presbíteros se reuniram na Casa de Retiros Sagrada Família (SP), sendo que da Arquidiocese de Mariana estiveram presentes o Assessor Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Marcelo Moreira Santiago, e o Assessor da Região Leste, Padre José Geraldo da Silva (Pe. Juquinha).

O encontro teve como objetivo orar e debater sobre temas relacionados ao cárcere, como Justiça Restaurativa, Saúde, Mulheres Encarceradas e Combate e Prevenção à Tortura. Também foram utilizadas ferramentas da Justiça Restaurativa, como grupos de confianças, para facilitar os espaços de debates e as discussões.

“Queria agradecer a Coordenação Nacional por essa iniciativa, entendendo que ela é muito promissora e que ela possa se realizar de tempos em tempos. Sem sombra de dúvidas, eu saúdo como muito interessante, muito produtiva, fez muito bem a nós, assessores eclesiásticos, e há de contribuir no melhor desenvolvimento da nossa parte, junto com os irmãos e irmãs agentes da Pastoral Carcerária, levarmos adiante a missão que é ser esta presença humana e cristã nos cárceres”, afirmou Padre Marcelo, que também é membro da PCr de Minas Gerais, sobre o retiro.

Além dos sacerdotes do clero marianense, a leiga Magda de Fátima Oliveira, da cidade de Carandaí (MG), também esteve presente no retiro, como uma das assessoras do encontro. Até o início deste ano, ela estava como Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Carcerária nesta Igreja Particular e, atualmente, é Coordenadora Nacional para a Questão da Mulher Encarcerada.

Confira os relatos dos outros participantes:

Com informações e foto da Pastoral Carcerária Nacional

Agenda