sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Sacerdotes do Clero Marianense participarão do 18º Encontro Nacional de Presbíteros

28 de abril de 2022 Arquidiocese

Acontece de 09 a 14 de maio, em Aparecida (SP), o 18º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). Com o tema “Presbítero, Comunhão e Missão”, e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), o evento pretende reunir presbíteros de todas as regiões do Brasil.

Segundo os organizadores, o evento, que estava previsto para acontecer em 2020, “será voltado para os temas da comunhão e da missão e retomará questões que já foram abordadas em outros momentos, mas ao mesmo tempo, levantará questões sobre como elas se manifestam neste século”.

À ocasião, o presbitério da Arquidiocese de Mariana será representado por quatro sacerdotes, sendo os respectivos Padres: João Paulo da Silva, José Afonso de Lemos, Luiz Roberto de Souza e Vanderli Reis Augusto.

“É sempre gratificante participar do ENP, sobretudo, neste contexto de transição da pandemia, com o retorno das atividades presenciais. Acolhi com alegria o convite para representar o nosso presbitério nesse momento único. Eu diria que o ENP é um modo de colocarmos em prática o grande apelo do Papa Francisco em sermos verdadeiramente uma Igreja Sinodal. É também uma oportunidade de reflexão sobre a essência do nosso ministério: vida, vocação e missão. Essa será a minha terceira participação no ENP. Agradeço essa oportunidade singular e espero, juntamente com os demais irmãos, representar bem o nosso presbitério”, afirma o Padre José Afonso de Lemos sobre as suas expectativas para o encontro.

Texto-base

A Comissão Nacional de Presbíteros, ligada à Comissão para os Ministérios Ordenados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solicitou ao secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado, que escrevesse um texto para estudos, reflexão e oração dos presbíteros, tratando o tema principal do encontro “Comunhão e Missão”.

O Texto-base do 18º Encontro Nacional de Presbíteros aborda temas atuais para despertar um momento de reflexão para os presbíteros, sobre missão e vocação. O livro disserta sobre duas passagens da Sagrada Escritura: “todos vós sois irmãos” (Mt 23,8) e “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).

O material está disponível para venda no site Edições CNBB. CLIQUE AQUI

*Colaboração do Padre José Afonso de Lemos com informações da CNBB

Agenda