quarta-feira

, 22 de maio de 2024

Salão paroquial é reinaugurado em Catas Altas da Noruega

15 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

No último dia 07 de janeiro, foi reinaugurado na Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega (MG), o Salão Paroquial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro. O dia foi marcado com a celebração da Santa Missa, às 19h, na Igreja Matriz, em ação de graças pelas obras concluídas. Em seguida, uma procissão até o Salão Paroquial, onde aconteceu a cerimônia de reinauguração.

De acordo com o Pároco, Padre João Luiz da Silva, essa foi sua primeira obra concluída em seu tão recente início de paroquiato. “Louvamos a Deus e agradecemos aos catasaltenses pela obra concluída. Desde que cheguei na cidade, percebi a necessária reforma deste edifício paroquial, justamente porque é nele que realizamos nossos encontros e formações pastorais. Acredito que agora temos condições de acolher melhor as pessoas para os eventos da paróquia”, disse.

Conforme Padre João Luiz, a obra foi realizada com recursos próprio da paróquia (dízimos e ofertas). Segundo ele, nesta última reforma, foram feitas várias melhorias no salão, como: harmonização da fachada com a colocação de grades e luminárias, troca do reboco, acabamento da rampa e instalação do letreiro com o nome do Padre Luiz Gonzaga Pinheiro. Também na parte externa foram feitas as pinturas das paredes, janelas, portas, portões e substituição de telhas; em seu interior, outras melhorias como a colocação do forro, instalação de luminárias, melhorias na rede elétrica, pintura das paredes, janelas, portas, e instalação de uma nova janela no banheiro feminino. Tudo isso para melhor acolher os que ali se achegarem.

Breve histórico do salão paroquial

O Salão Paroquial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro foi construído no ano de 1966, e inaugurado no dia 09 de outubro do mesmo ano. Suas obras foram idealizadas e lideradas pelo saudoso Padre Luiz Gonzaga Pinheiro que contou com o apoio e ajuda de toda a comunidade catasaltense. Neste período, o salão era chamado apenas de “Salão Paroquial”. E, uma vez inaugurado, dessa data em diante, Catas Altas passou a contar com um amplo espaço para encontros e festividades da Paróquia e Comunidade local.

Passados 31 de sua inauguração, em 1997, sob a liderança do então pároco Padre José Eudes Campos do Nascimento, o Salão Paroquial passou pela primeira grande reforma. Foi então que o assim chamado “Salão Paroquial” agora receberia um nome oficial: “SALÃO PAROQUIAL PADRE LUIZ GONZAGA PINHEIRO”, em homenagem ao saudoso pároco Padre Luiz que cuidadosamente o edificou.

De 1997 até 2022, os padres que passaram pela Paróquia tiveram também tamanho zelo para promoverem melhorias nesta notável edificação, no intuito de sempre garantirem bem-estar à Comunidade em geral. E assim, ao final do ano de 2022, devido à grande necessidade de conservação observada, o Salão Paroquial passou pela segunda grande reforma, que está, agora, sob a liderança e o pastoreio do atual pároco Padre João Luiz da Silva que também contou com a ajuda e contribuição de toda a Comunidade Paroquial.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega

Agenda