quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Santuário do Bom Jesus de Bacalhau promove a Missa do Romeiro

01 de abril de 2022 Arquidiocese

No dia 15 de março, aconteceu no Santuário do Bom Jesus, localizado no distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, em Piranga (MG), a Missa dos Romeiros com a bênção especial para os peregrinos.

Dedicado ao Bom Jesus, o dia 15 era celebrado somente no encerramento do Jubileu, que acontece todos os anos em agosto. Agora, desde 2018, já é tradição entre os romeiros reservarem essa data, todos os meses, para visitar o Bom Jesus e participar da Santa Missa.

Peregrinos do Bom Jesus

Uma iniciativa bonita que surgiu com a Missa dos romeiros é o grupo dos “Peregrinos do Bom Jesus”, que todo mês traça um caminho de 12km entre a cidade de Piranga e o Santuário. Neste mês, motivados pelo tempo da Quaresma, os peregrinos rezaram a Via Sacra durante todo o percurso, em uma caminhada penitencial e oracional marcada pela devoção e amor ao Crucificado.

Ao final da Santa Missa, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga e Reitor do Santuário, Padre Reginaldo Coelho da Costa, concedeu uma bênção especial para todos os peregrinos.

Cantinho da Família

As missas mensais no Santuário incentivaram ainda o “Cantinho da Família” no Restaurante do Bom Jesus, que é um momento de confraternização entre os romeiros. Assim, além de poder acolhê-los melhor, toda a renda arrecadada é destinada às obras do Santuário que, desde 2018. vem passando por reformas. Desde então, ocorreram muitas melhorias na estrutura, pintura externa da Igreja e das romarias, restauração do forro do altar-mor, em processo inicial, e mudanças até mesmo no próprio restaurante, que está em processo final de construção.

A igreja tem recebido a contribuição dos romeiros também através de doações e ofertas. O Santuário tem ainda uma lojinha com diversos artigos religiosos e devocionais, que todos podem adquirir e levar como lembrança do Bom Jesus.

Retiros no Santuário

Após dois anos de paralização devido à pandemia da Covid-19, os retiros voltaram a acontecer no Santuário, com programação confirmada até julho. No dia 20 de março, houve o Retiro de Quaresma e Páscoa, conduzido pelo Vigário Paroquial, Padre Bruno Gomes. O lema central de todo encontro foi a Segunda Carta de Coríntios na exortação de São Paulo ao povo: “Em nome de Cristo vos suplicamos: Deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5, 20). Além das reflexões, os fiéis tiveram momentos de deserto (oração e escuta), Via Sacra no entorno do Santuário, Terço da Misericórdia, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, sendo encerrado com a Santa Missa.

Confira a programação para os próximos retiros:

Retiro Mariano: 29 de maio.

Retiro para Casais: 24 de julho.

O Santuário do Bom Jesus de Bacalhau está de portas abertas para receber vocês, romeiros!  Organizem as caravanas e venham rezar aos pés do Bom Jesus.

Dias e horários de funcionamento:

Segunda à sexta: 8h às 16h.

Todos os domingos: 8h às 16h.

Dia 15, todos os meses, às 17h: Missa do Romeiro.

Faça também sua doação e ajude nas obras do Santuário!

Conta Banco do Brasil:

Agência: 2454-6

Conta corrente: 9770-5

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Piranga.

Siga o Santuário em suas redes sociais:

Instagram: @bomjesusdebacalhau.

Página no facebook: Santuário do Bom Jesus de Bacalhau.

Secretaria do Bom Jesus: (31) 995312780.

Texto: Elisa Cecília Dias 

Fotos: Pascom do Santuário e da Paróquia

Agenda