domingo

, 19 de maio de 2024

Santuário do Bom Jesus do Bacalhau promoveu Retiro Quaresmal

03 de abril de 2023 Arquidiocese

No último domingo da Quaresma, 26 de março, o Santuário do Bom Jesus do Bacalhau, em Piranga (MG), promoveu seu primeiro retiro do ano. À ocasião, cerca de 150 pessoas participaram do Retiro Quaresmal, que teve como tema a passagem do Evangelho de São Lucas: “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso” (Lc 6,36).

Conduzido pelo Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Piranga, Padre Vitor Nogueira de Campos, o retiro foi marcado por momentos de oração pessoal, pregação, partilhas, adoração e dinâmicas, finalizando com a Santa Missa.

Há dois meses na Paróquia, Padre Vitor falou da importância da oração, sobretudo neste tempo quaresmal: “Foi uma alegria imensa, como padre, auxiliar nossos paroquianos no Retiro Quaresmal, pois sempre incentivamos a intensificação da oração neste tempo de renovação e se retirar com eles para isso é graça de Deus, é perceber que a paróquia leva a sério a dimensão espiritual. Ainda mais naquele solo sagrado do Santuário do Bom Jesus do Bacalhau, lugar que inspira a comunhão com o Senhor. Esperamos que, mesmo que curto, o retiro dê fruto espiritual e pastoral na vida paroquial, alicerçado naquilo que é o principal na Igreja: nosso encontro com Jesus, que vivifica e salva”.

Para os participantes do retiro, a experiência de viver um dia de oração no Bom Jesus é fortalecedora, como afirma a romeira Renata Lúcia Dias Guimarães, que completou seu 4° retiro no Santuário. “Foi uma experiência extraordinária de busca do interior para servir ao próximo. Buscando sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso. Viva o momento presente e cumule-o de amor”, disse.

Uma característica própria do Santuário é a ajuda voluntária. Em qualquer evento, há sempre muitos voluntários, que se dedicam em servir o Bom Jesus, ajudando o próximo. Amanda Souza é uma dessas voluntárias. Ela faz parte do Conselho Administrativo do Santuário pela primeira vez serviu em um retiro. “Estive servindo no retiro quaresmal pela primeira vez e foi uma experiência muito boa poder estar ajudando e sendo útil em um lugar tão especial para mim. O Santuário do Bom Jesus é um local de paz onde mesmo o cansaço se torna algo bom, prazeroso. Estou muito satisfeita em ter ajudado e espero ter feito um bom trabalho”, partilhou.

Confira as datas dos próximos retiros no Santuário:

  • 07 de maio: Retiro Mariano.
  • 24 de setembro: Retiro da Palavra.
  • 15 de outubro: Retiro para as crianças.
  • 17 de dezembro: Retiro de fim de ano.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação do Santuário do Bom Jesus de Bacalhau

Veja também:

Santuário do Bom Jesus do Bacalhau promove 2° Romaria do Terço dos Homens

Agenda