sábado

, 25 de maio de 2024

Santuário do Bom Jesus do Bacalhau realiza 1º Festival Cultural e Gastronômico

03 de maio de 2024 Arquidiocese

O Santuário do Senhor Bom Jesus do Bacalhau, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), promoveu, pela primeira vez, no dia 14 de abril o Festival Cultural e Gastronômico.

A programação do evento

A programação do evento foi iniciada às 11h com a celebração da Santa Missa no Santuário, que recebeu romeiros de várias cidades. Após a celebração, os participantes prestigiaram as apresentações culturais, com shows que se estenderam durante o período da tarde. Para esse momento, o Santuário contou com a colaboração de artistas locais como Gabriel Saraiva, Gabi Marçal, Rafael Silva, Thiago Tomaz e Paola Maia. Todos eles são devotos do Bom Jesus e, com alegria e simpatia, colocaram seus dons a serviço.

Para Camila Dias, o Santuário destaca-se por ser um lugar de encontro e partilha. “Com o Festival não foi diferente. Em uma tarde tranquila, pudemos compartilhar momentos especiais ao lado de pessoas que amamos e espalhar a imagem de um Pai Carinhoso àqueles que vieram apreciar a boa comida mineira”, descreveu a voluntária do Santuário e agente da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Na avaliação do Reitor do Santuário, Padre Vitor Campos, o evento foi um momento extremamente proveitoso, coordenado pelo Conselho do Santuário. “O festival teve como objetivo oferecer as famílias um dia de oração, por meio da recitação do terço e da Santa Missa, de convivência, com shows e apresentações culturais e de alimentação, especialmente, os pratos típicos, tendo como grande riqueza o espaço do Santuário do Bom Jesus, lugar propício para tudo isso”, afirmou, partilhando que, em breve, haverá uma segunda edição.

Os pratos servidos no evento

Além da missa e das apresentações culturais, destacaram-se os pratos do Restaurante do Bom Jesus. Muitos dos alimentos servidos já se tornaram referência do restaurante, como o Bananal do Santuário, um delicioso pastel de angu com recheio de umbigo de banana acompanhado de molho e chips de banana, e o Angu do Santuário, que também leva como acompanhamento o umbigo de banana. Outros pratos servidos foram o pastel de feira, o qual alcançou sucesso entre os romeiros, o bolinho de Bacalhau, a feijoada, o macarrão na chapa e trio mineiro.

De acordo com Lucimar Pereira, coordenadora da cozinha do Santuário do Bom Jesus, a experiência de promover o 1º Festival do Santuário foi muito gratificante. “Quero, primeiramente, agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de ajudar como voluntária na equipe de cozinha. Percebi que todos estavam muito animados pelo fato de servir o Bom Jesus. Foi muito bom ajudar no 1° Festival do Santuário e ano que vem se Deus quiser estarei ajudando novamente no festival”, disse.

Outros eventos no Santuários

Vários eventos estão previstos para serem realizados no Santuário do Senhor Bom Jesus do Bacalhau. Em abril, além do 1º Festival Cultural e Gastronômico, foi realizado o Retiro da Pastoral Familiar da Região Centro, no dia 21.

Para maio estão previstos o Retiro Mariano, no dia 5, e o Retiro para Jovens, conduzido pelo grupo Maanaim de Barbacena, nos dias 25 e 26. As inscrições podem ser feitas pela Secretaria do Bom Jesus ou pela Secretaria Paroquial pelos seguintes contados 031 3746-1214 ou 031 995312780. Para saber mais, acompanhe as redes sociais do Santuário (@bomjesusdobacalhau).

Confira a programação do Santuário para 2024 aqui

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga e do Santuário do Senhor Bom Jesus do Bacalhau.