sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Santuário do Senhor Bom Jesus do Bacalhau, em Piranga, promove o 237º Jubileu

14 de julho de 2023 Arquidiocese

O Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus do Bacalhau, no Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga (Piranga-MG), prepara-se para celebrar o 237° Jubileu do Bom Jesus, que acontece todos os anos, entre os dias 1º e 15 de agosto.

Com o tema “O Bom Jesus nos chama a viver a vocação com graça e missão”, ressaltando o 3º Ano Vocacional no Brasil, o Jubileu convida aos fiéis a dirigirem suas orações por todas as Vocações, como ressalta o Reitor do Santuário e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga, Padre Reginaldo Coelho.

“Para melhor rezar e refletir, vamos este ano ressaltar o tema do Ano Vocacional no Brasil, pois o Bom Jesus é a razão de nossa vocação como graça e missão. É o próprio Senhor que faz nosso coração arder por sua Palavra e colocar nossos pés a caminho da missão de anunciar o Evangelho a todas as criaturas”, explica o sacerdote.

Neste clima festivo, os romeiros e devotos contarão com uma programação extensa. Antes mesmo da abertura oficial do Jubileu, algumas atividades acontecerão. No dia 30 de julho, acontecerá a 3ª Cavalgada da Fé, com a Santa Missa para os cavaleiros às 13h. No dia 31 de julho, será celebrada uma Missa para o Conselho Administrativo e demais voluntários do Santuário.

A abertura oficial do Jubileu será no dia 01 de agosto. Está prevista uma concentração dos romeiros e romeiras, às 18h, em frente à Igreja de Santo Antônio e, em seguida, uma caminhada com a tradicional apresentação cultural que remonta às origens do Jubileu. Logo após, às 19h, Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Ao longo dos demais dias, de 02 a 14 de agosto, as Celebrações das Missas serão em sua maioria às 15h e às 19h, com exceção dos finais de semanas que terão horários durante todo o dia. Já no dia festivo, dedicado ao Bom Jesus, as celebrações acontecerão às 7h, às 09h e 11h. O encerramento das festividades ocorrerá às 15h, com a bênção especial do Bom Jesus.

Neste ano, haverá muitas romarias de várias paróquias da Arquidiocese ao Santuário do Bom Jesus, durante o Jubileu.  Durante o 237º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau, haverá o atendimento de confissões todos os dias.

O Cantinho da Família no Restaurante do Bom Jesus funcionará todos os dias durante o Jubileu, cuja renda ajudará nas obras de reforma do Santuário. Haverá também, em alguns dias do jubileu, apresentações culturais.

Para mais informações sobre a programação do Jubileu e organização de caravanas para o Santuário, favor entrar em contato com a Secretaria do Bom Jesus, através do telefone (31) 99531-2780. “A casa do Bom Jesus é também a nossa casa!”.

Confira a programação completa no folder abaixo.

Confira a programação completa

Texto e foto: Pastoral da Comunicação do Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus de Bacalhau