domingo

, 14 de agosto de 2022

São Cristóvão é celebrado na comunidade que leva o seu nome em Ouro Preto

28 de julho de 2022 Arquidiocese

Durante os dias 16 e 25 de julho, a Comissão Pró-Festa e a Venerável Irmandade de São Cristóvão da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), celebraram com grande alegria as festividades em honra ao Glorioso Mártir São Cristóvão.

Neste ano, a festa abordou o tema “Com São Cristóvão, chamados a viver a Missão, Comunhão e Participação”, levando a todos os fiéis a serem direcionados à uma Igreja Sinodal que vive suas várias ramificações unidas em uma só direção, o Cristo, a quem devemos sempre seguir, escutar e colocar em prática seus ensinamentos em favor dos mais frágeis e marginalizados.

A retomada das festividades tradicionais em honra ao padroeiro foi realizada com grande entusiasmo e com uma programação extensiva a outros grupos, movimentos, associações religiosas, irmandades e ordens terceiras da cidade. As comemorações tiveram início com o piedoso novenário antecedido da oração do Santo Terço e da Santa Missa durante todos os dias.

Além disso, a celebração em honra ao padroeiro também incluiu os Festejos da Bandeira, ocorridos no dia 17 de julho, saindo da residência do Mordomo de 2022, Wanderson Thiago da Silva, a procissão luminosa no dia 23 de julho, que percorreu as ruas do bairro, da Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, Missa Festiva e procissão motorizada (carreata), pelas ruas da cidade encerrando com a bênção dos veículos e seus condutores, em 25 de julho, dia dedicado a São Cristóvão.

A comunidade, que possui grande devoção para com o padroeiro, se mobiliza todos os anos para melhor o celebrar. Além das várias ruas e janelas enfeitadas, alguns moradores ainda promovem a doação de medalhinhas, flores, ajuda na distribuição e feitio dos vidrinhos de água benta, adesivos e outras lembrancinhas que já viraram tradição da festa. Ainda, muitos fiéis aproveitam o momento para render graças, fazer promessas e outros meios de louvar o padroeiro dos motoristas, viajantes, peregrinos e andarilhos.

“Vivenciamos juntos da comunidade um tempo forte de oração, de missão, louvor e fé e de agradecimento a Deus. Celebrar o padroeiro da Irmandade e da comunidade é sempre um tempo de graça, no qual são renovados os compromissos de seguir Jesus tendo como modelo sua Mãe, Maria Santíssima e seguindo os exemplos de São Cristóvão”, comenta o devoto Christian Dias.

Texto: Venerável Irmandade de São Cristóvão

Fotos: Christian Dias

Agenda