segunda-feira

, 15 de abril de 2024

São José Operário é celebrado na Arquidiocese de Mariana

24 de abril de 2023 Arquidiocese

No próximo dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador, a Igreja celebra a Memória Facultativa de São José Operário. Essa festa foi instituída em 1º de maio de 1955, pelo Papa Pio XII, que declarou como modelo e padroeiro dos trabalhadores.

“Queridos trabalhadores, o Papa e a Igreja não podem escapar à missão divina de guiar, proteger, amar acima de tudo os que sofrem, os mais queridos, os mais necessitados de defesa e ajuda, sejam eles trabalhadores ou outros filhos do povo. […] Estamos certos de que estais, porque o humilde operário de Nazaré não somente personifica diante de Deus e da Igreja a dignidade de um homem que trabalha com suas mãos, mas é também o guardião providente de vós e vossas famílias” (Alocução a ACTI, 1.º de maio de 1955).

Na Arquidiocese de Mariana, paróquias e comunidades celebram o patrono São José Operário, com destaque para o tradicional Jubileu de são José Operário, em Barbacena (MG), que neste ano chega a sua 59ª edição. Confira as programações divulgadas:

Paróquia São José, em Joselândia (MG)

Basílica de São José Operário, em Barbacena (MG)

Paróquia São José Operário, em Ouro Branco (MG)

Paróquia São José, em Barra Longa (MG)

Festa de São José Operário e centenário da Liga Operária – Paróquia Sta. Rita de Cássia, em Viçosa (MG)

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera (MG)

*Atualizado em: 26/04/2023 às 10h01

Foto: Basílica de São José Operário/Reprodução do Facebook

Agenda