quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

São José: Seminário de Mariana celebrou a festa do seu patrono

10 de maio de 2021 Arquidiocese

Entre os dias 28 e 30 de abril, o Seminário Arquidiocesano de Mariana realizou o tríduo preparatório para a Festa de São José, seu patrono. Apesar da impossibilidade de se reunir e celebrar de forma conjunta, cada casa formativa (Propedêutico, Discipulado e Configuração) festejou o padroeiro em momentos de oração e lazer como brincadeiras, esportes e noite cultural.

A festividade teve início no dia 28 de abril com a live preparada pela comunidade do Propedêutico. Todo o seminário, em comunhão, participou de forma on-line deste momento de oração e promoção vocacional. Durante os dias seguintes, cada comunidade preparou momentos oracionais e lúdicos para a boa vivência da vida comunitária.

Veja a seguir alguns testemunhos daqueles que vivenciaram esses momentos nas casas de formação:

Comunidade do Propedêutico

Para o seminarista Robson Oliveira Teixeira, a festa de São José foi “uma oportunidade única de vivenciar com mais intensidade o amor a Deus pelas celebrações e momentos de espiritualidade, como também, o exercício do amor fraterno nas demais atividades comunitárias”, afirmou. Segundo ele, inspirados nas três palavras do Papa Francisco para o ano de São José, “Sonho, disponibilidade e fidelidade” foram os temas dos três dias do tríduo. “Com ânimo novo sigo decidido em minha vocação!”, enfatizou.

Comunidade do Discipulado (etapa dos estudos filosóficos)

“A festa de São José é sempre um momento de oração e convivência que é aguardado com grande alegria por nós seminaristas. Ainda que de um modo particular em relação aos demais anos, a festa foi realizada com muita piedade, devoção e fraternidade. Cada etapa formativa, reunida em sua própria casa, pôde experimentar com intensidade os momentos de oração propostos, como as Santas Missas e a Liturgia das Horas, além da tradicional gincana, realizada com muito empenho, dedicação e animação. Ademais, os temas propostos, inspirados na mensagem do Papa Francisco para o 58° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, nos fizeram refletir profundamente a figura de São José como o homem do sonho, do serviço e da fidelidade”, relatou o seminarista Matheus Lopes de Carvalho do 3° ano de Filosofia.

Comunidade da Configuração (etapa dos estudos teológicos)

Para o seminarista Gustavo Geraldo Braz, do 2° ano de Teologia, “neste ano, de maneira diferente devido à pandemia as nossas casas de formação não puderam se reunir para os festejos, mas cada uma celebrou ao seu modo de maneira que o nosso padroeiro recebeu os mais sinceros louvores. Não foi possível que houvesse as tradicionais olimpíadas de São José, mas realizamos, uma live vocacional, jogos de mesa, bingo, noite cultural e confraternização. Penso, que os festejos de São José de 2021, contribuíram para o nosso fortalecimento no seguimento de Jesus o Bom Pastor, pois deu um novo ânimo para todos e a certeza que unidos venceremos qualquer desafio”.

Dimensão humana

Para o diretor da dimensão humana do seminário, padre Mauro Lucio de Carvalho, participar do tríduo “foi tempo oportuno de rezar pelas vocações, mas também pelos desempregados, trabalhadores e empregadores. Foi tempo de sonhar o sonho de Deus: que haja trabalho e pão para todos. Acredito que para todos os que participaram ficou o convite a permanecer na escola do carpinteiro de Nazaré e aprender o ofício da obediência a Deus, da doação e da disponibilidade. A coragem criativa com que São José conduziu sua vocação e missão torna-se inspiração e provocação a toda Igreja. Mais do que ter fé em São José, quero ter a fé de José”.

Texto e fotos: Equipe de comunicação do Seminário São José

Leia outras notícias da Arquidiocese de Mariana

Agenda