domingo

, 14 de agosto de 2022

Saúde mental na pandemia é tema de encontro da Pastoral da Juventude da Região Mariana Oeste

06 de julho de 2021 Arquidiocese

No último dia 27 de junho, a Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (PJ) da Região Mariana Oeste realizou, de modo virtual, o 2º bate-papo da PJ. Com o tema, “A mística do cuidado e autocuidado em tempos de pandemia”, o encontro foi conduzido pela psicóloga Raquel Lázara, membro da Pastoral da Juventude da Diocese de Oliveira (MG).

Durante a conversa foram abordados assuntos como técnicas de autocuidado, valorização pessoal e a importância de se conhecer, se cuidar e respeitar seu tempo. O evento contou com a participação de 15 jovens das cidades de Conselheiro Lafaiete (MG), Ouro Branco (MG) e Congonhas (MG). 

Para a jovem Thayane, do grupo Águias em Jesus Cristo da Paróquia da Sagrada Família, em Ouro Branco, “abordar temas como saúde mental entre os jovens é e sempre será de extrema importância. Hoje, a Pastoral da Juventude conseguiu ensinar um pouco mais sobre isso, além de abrir nossos olhos para ajudar o próximo. Sempre é gratificante e bom estar presente nesses encontros; vejo minha posição e a de outros jovens sobre o assunto. Além disso, a psicóloga Raquel conseguiu nos instigar ainda mais e nos colocar para pensar”.

Já a jovem Amanda Cecília, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro de Lafaiete, relatou que o bate-papo foi muito oportuno e enriquecedor, não só  no contexto da pandemia, mas considerando a fase da juventude em geral, que exige muito, inclusive mentalmente. “Todas as abordagens feitas pelos participantes e pela profissional convidada foram objetivas e tratadas de forma leve. Prezando pelo respeito e pela escuta, a sensação foi de que realmente poderíamos ser nós mesmos, com o que há de mais frágil e mais forte. Penso que o mais importante da conversa foi entender que todas as emoções têm seu lugar, quando expressas na medida e na hora certas. Refletir que a saúde mental é sobre sentir bem como aprender a caracterizar cada um deles e, principalmente, não reprimir ou se sobrecarregar”, afirmou.

Para o segundo semestre, a Coordenação Regional promoverá novas edições do bate-papo da PJ. O próximo está agendado para o dia 18 de julho, às 15h, sobre a existência de uma relação entre a caridade e a assistência social.

Texto e imagem: Coordenação da Equipe Regional Mariana Oeste da PJ

Agenda