quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Secretárias e secretários da Região Sul recebem formação sobre serviços administrativos

31 de maio de 2024 Arquidiocese

As secretárias e secretários da Região Mariana Sul participaram no último dia 18 de maio de uma formação sobre serviços administrativos. O encontro foi realizado no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), contou com a presença de 20 pessoas e a assessoria do Padre Luiz Antônio Reis Costa.

Segundo o Vigário Episcopal da Região, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, “a manutenção de informações relativas aos secretários (as) paroquiais é essencial. Sempre há novos assuntos e novas abordagens que se tornam importantes a cada dia. Além disso, com algumas alterações no quadro dessa função em algumas paróquias, faz-se necessário um momento formativo, com instruções básicas para continuidade do bom serviço que já é oferecido por estes profissionais”, explicou.

Durante a formação, Padre Luiz Antônio orientou aos participantes sobre diversos assuntos relacionados à secretaria paroquial, como procedimentos ligados à emissão de certidão de dupla cidadania, pontuando os cuidados necessários nesses casos.

Na ocasião, ele orientou também sobre as normas e procedimentos para batizados, além de informações para o caso de documentos que já tenham tempo para envio ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, destacando o trabalho de pessoas especializadas no setor e como se preceder com arquivo nas paróquias.

Outro ponto frisado pelo sacerdote foi sobre o sigilo quanto as informações discutidas e relacionadas à secretaria, principalmente relativas à documentação de nulidade de matrimônio, e a importância de a documentação dos sacramentos estarem sempre em ordem em cada paróquia.

Secretária recém-chegada na Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida (MG), Maria de Fátima Carneiro avaliou positivamente a formação e a qualidade dos ensinamentos partilhados. “Achei muito interessante a forma como o Padre Luiz Antônio abordou os assuntos. Não só sobre às demandas que envolvem a Cúria, mas também sobre os sacramentos. Que tenhamos mais formações assim”, disse.

A secretária da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Rio Pomba, Eliane Luiza de Oliveira Vaz, também compartilha dessa opinião: “Padre Luiz Antônio falou de forma clara, exemplificando com situações que ele já testemunhou dentro dos ambientes da Arquidiocese. Com a experiência em trabalhar em variadas funções, suas colocações nos trouxeram muito aprendizado. São orientações que, com certeza, irão somar no dia a dia nos escritórios, tanto na maneira de manusearmos os livros de registros de sacramentos, como na forma de prestarmos atendimento ao público”, afirmou.

Também recentemente como secretária na Paróquia Santo Antônio, em Silveirânia (MG), Erika Fassheber Ferreira, enfatizou que a formação sanou muitas das dúvidas. “Deu-me um aspecto mais amplo de tudo o que é feito e de todo o trabalho envolvido nas situações do cotidiano da Igreja. A interação com as pessoas foi ótima, poder conhecer cada secretária (o) e nos aproximarmos mais, cada um com sua experiência de trabalho e interessados em ajudar os mais novatos”, declarou.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Foto: Leonardo Moreira dos Santos