segunda-feira

, 04 de março de 2024

Secretárias e secretários da Região Sul visitam cidades históricas

21 de dezembro de 2023 Arquidiocese

O último sábado, 16 de dezembro, foi o dia escolhido pela Região Mariana Sul para reunir seus secretários e secretárias. De forma diferente, este ano a proposta contemplou o grupo com um passeio pelas cidades mineiras de São João del-Rei e Tiradentes e a localidade de Bichinho, conhecidas por sua importância histórica e religiosa.

Sob a orientação do Vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, o grupo visitou igrejas de São João Del Rei, conhecendo um pouco mais da história de cada uma, bem como a religiosidade envolvida nas obras dos artistas que lá deixaram suas marcas.

Seguindo para cidade de Tiradentes, mais uma vez as igrejas foram o foco do passeio, além do Museu de Liturgia. Os participantes almoçaram juntos, em confraternização, graças ao apoio das paróquias que contribuíram financeiramente para esse momento.  No fim do dia, o último passeio foi ao distrito de Bichinho e sua tradicional Casa Torta. Cada secretário (a) recebeu de Padre Adelson uma pequena lembrança, ressaltando a importância da missão desses profissionais em suas paróquias.

Ponto turístico de Bichinho.

“A confraternização das secretarias foi um momento especial de união e celebração. O grupo demonstrou grande sinergia, tornando o evento uma experiência memorável, reforçando os laços profissionais e promovendo um ambiente de trabalho ainda mais colaborativo”, descreveu Nayara Oliveira de Almeida, secretária da Paróquia São Sebastião, em Barbacena (MG).

Participando pela primeira vez de uma confraternização das (os) secretárias (os), Sônia Maria Silva Moreira, secretária da Paróquia São Pio X, em Barbacena, avaliou positivamente o encontro. “Tive uma catequese maravilhosa com o Padre Adelson, ele sempre muito acolhedor, muito dedicado, e, claro, nossa coordenadora Ana sempre nos mimando. Nossas igrejas são lindas, todas têm sua história e sempre terão. Muito obrigada por esse dia”, disse.

Para Niuzeth de Matos Silva, secretária paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Barbacena, “encontros assim nos proporcionam momentos de entretenimento, alegria e acolhimento”, definiu.

Por sua vez, a secretária da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Senhora dos Remédios (MG), Maria das Dôres Oliveira, destacou a organização da confraternização. “Louvo e agradeço a Deus pelo carinho de todos vocês que nos proporcionaram esse inesquecível sábado, com passeio por essas cidades. Tudo planejado, pensado e muito organizado. Obrigada de coração pelo carinho. Sem palavras para agradecer ao Padre Adelson e à Região”, afirmou.

Igreja se São Francisco de Assis, em São João del-Rei (MG).

A Região Sul agradece ao Vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Samapio Clemente, e ao Ecônomo da Região, Padre Apolo Guerra, aos párocos/administradores paroquiais que possibilitaram a participação de suas secretárias nesse encontro, em especial, à Paróquia de Sant’Ana, em Carandaí (MG), por ter realizado doações para o evento.

Agradecimentos também as secretárias paroquiais Ana Carla Mendes dos Santos (Paróquia Bom Pastor – Barbacena), Luciana Auxiliadora Andreto, Nayara Oliveira de Almeida e Raphaela Íris de Lima Oliveira (Paróquia São Sebastião, Barbacena) por ajudarem na organização dos itens entregues no passeio, bem como apoio como equipe técnica das confraternizações regionais.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Leonardo Moreira dos Santos

Agenda