domingo

, 19 de maio de 2024

Segunda parte da Laudato Si’ será publicada no dia 04 de outubro

30 de agosto de 2023 Igreja no Mundo

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 30 de agosto, o Papa Francisco anunciou que a segunda parte da Laudato si’ será publicada na forma de Exortação Apostólica em 04 de outubro, festa de São Francisco de Assis. A data conclui o “Tempo ecumênico da Criação”, que tem início em 1° de setembro e cujo tema em 2023 é «Que jorrem a justiça e a paz»:

Permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental

Nessa data tenho a intenção de publicar uma Exortação, uma segunda Laudato si’. Unamo-nos aos nossos irmãos e irmãs cristãos no compromisso de salvaguardar a Criação como um dom sagrado do Criador.

Francisco já havia antecipado em 21 de agosto que estava “escrevendo uma segunda parte da Laudato si’ para atualizar as questões”, ao receber uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa.

Continuando seu apelo na Audiência desta quarta-feira, o Papa resume o cerne da Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação divulgada em maio:

É necessário permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, esforçando-se para acabar com a guerra sem sentido contra nossa casa comum, que é uma guerra mundial terrível. Exorto todos vocês a trabalhar e rezar para que ela volte a transbordar de vida.

Transformar políticas públicas

Na Mensagem, o Papa propõe “transformar os nossos corações, os nossos estilos de vida e as políticas públicas que regem as nossas sociedades”. Falou novamente da conversão ecológica e da necessidade de não considerar mais a criação como um objeto a ser explorado, mas uma realidade a ser preservada “como um dom sagrado do Criador”.

Neste mesmo texto da mensagem, o Pontífice insiste na necessidade de “transformar as políticas públicas que regem as nossas sociedades e moldam a vida dos jovens de hoje e de amanhã.”. Ele sublinha ainda a importância da sinodalidade e espera “neste Tempo da Criação, como seguidores de Cristo no nosso caminho sinodal comum, vivamos, trabalhemos e rezemos para que a nossa casa comum seja novamente repleta de vida”.

Leia na íntegra a mensagem do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação

Programação do Tempo da Criação

Foto: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de suas Comissões Episcopais Especiais para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração, o Movimento Laudato Si e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) divulgaram nesta quarta-feira (30) a programação do Tempo da Criação, que ocorre do dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ao dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

O evento ecumênico convoca cristãos do mundo inteiro a rezarem e a cuidarem da criação de Deus. Este ano a celebração tem como tema “Deixem Fluir a Justiça e a Paz”, que se refere às palavras do Livro de Amós: “Deixe a justiça fluir como água e a justiça como uma torrente eterna” (cf. Amós 5:24).

A programação conta com uma série de atividades em nível nacional, regional e local, e um clico de debates sobre os biomas brasileiros. Entre as atividades estão previstos celebrações, encontros e rodas de conversas.

A Campanha

A iniciativa, lançada em março, pretende mobilizar o universo religioso para as questões intrínsecas à Carta Encíclica Laudato Si’, que chama atenção para o cuidado da ‘Casa Comum’. As ações do Tempo da Criação fazem parte da Campanha Laudato Si’, que já realizou de 21 a 28 e maio de 2023 a Semana Laudato Si’ e o Junho Verde.

Confira a programação:

3 de setembro, às 8h – Celebração de Abertura
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

14 de setmbro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

13 a 15 de setembro – IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica
Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus (AM)

21 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

28 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

04 de outubro, às 20h – Celebração de Encerramento
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

Para acompanhar as ações e atividades realizadas localmente pelos grupos e comunidades dos diversos regionais da CNBB, acesse o link (aqui)

Texto: Vatican News e CNBB

Imagem da Capa: Vatican News

Agenda