quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Seis seminaristas serão ordenados diáconos em maio

07 de abril de 2022 Arquidiocese

Arte da capa: Róbson da Cunha/Divulgação

Iluminados pela passagem bíblica “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19a), seis seminaristas do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem no dia 07 de maio, às 10h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG). 

A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que por meio da imposição das mãos e oração consecratória ordenará diáconos os seminaristas Emanuel Tadeu Dias Teixeira, Johny Sales, Pedro Hugo Alves Talin, Róbson da Cunha Chagas, Vitor Nogueira de Campos e Wesley Pires dos Santos.

Em preparação a esse momento de alegria para a Igreja Particular de Mariana, conheça que são os seminaristas candidatos ao diaconato:

Emanuel Tadeu Dias Teixeira:

Créditos: Arquivo pessoal

Nascido no dia 05 de novembro de 1996, tem como origem a Comunidade rural de Santo Inácio de Loyola, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera (MG). É o filho mais velho de Geraldo Teixeira Filho e Maria das Graças Dias Teixeira. Tem duas irmãs: Jéssica Maria Dias Teixeira e Gabriela de Cássia Dias Teixeira. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana em 2011, na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG). Atualmente, vive o período de Síntese Vocacional na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia (MG).

Johny Sales:

Créditos: Arquivo pessoal

Natural de Barão de Cocais (MG), tem 27 anos e como origem a Paróquia São João Batista da sua cidade natal. Filho único, pertence a uma família de berço católica e desde cedo foi inserido nas atividades da comunidade, tendo despertado ainda criança o desejo de ser padre. Em 2011, ingressou no Seminário São José na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção, à época funcionando em Barbacena (MG), onde cursou o Ensino Médio. Em 2014, iniciou a Etapa do Propedêutico e, logo em seguida, no ano de 2015, começou o curso de Filosofia, em Mariana (MG). Na cidade também entrou, em 2017, para a Etapa da Teologia, a última do processo inicial da formação presbiteral. Vive o período de Síntese Vocacional na Paróquia Santíssima Trindade, em Ponte Nova (MG). Escolheu como lema sacerdotal “Senhor, cantarei eternamente o vosso amor” (Sl 88).

Pedro Hugo Alves Talin:

Créditos: Arquivo pessoal

Tem como origem a Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos (MG). Nascido no dia 06 de agosto de 1996, é filho caçula de José Pedro Talin e Edna Christine Alves Talin, sendo sua irmã  Layla Christine Alves Talin. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana em fevereiro de 2011, iniciando o caminho de discernimento e acompanhamento vocacional no Grupo de Orientação Vocacional (GOV), no primeiro ano do Ensino Médio. Após ter realizado o itinerário formativo no  Seminário Arquidiocesano, vivência o período de Síntese Vocacional na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme (MG).

Róbson da Cunha Chagas:

Créditos: Arquivo pessoal

Nascido em 16 de agosto de 1990, em Viçosa (MG), tem como origem a Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia da cidade. É o segundo filho do casal Rita Aparecida da Cunha Chagas (in memoriam) e de José Bernardino das Chagas (in memoriam). Seus irmãos são Adriano Júnior da Cunha Chagas e Wellington da Cunha Chagas. Ingressou no Seminário São José em fevereiro de 2014. Atualmente, vive a Síntese Pastoral na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG).

Vitor Nogueira de Campos:

Créditos: Arquivo pessoal

Nascido em 28 de agosto de 1996, em Barbacena (MG), é filho de Tânia Mara e José Roberto e irmão de Rafaela Campos. Mudou-se com sua família para Conselheiro Lafaiete (MG), cidade em que começou a participar das atividades pastorais na Paróquia de São João Batista, onde a vivência comunitária o despertou para a vocação sacerdotal. Em janeiro de 2012, fez a Semana Vocacional e foi aprovado, ingressando na formação inicial. Realiza o período de Síntese Vocacional na Paróquia de Sant’Ana, em Carandaí (MG). “Peço a Jesus servidor que me dê um coração semelhante ao dele, a fim de amar como Ele nos amou, que é a meta de todo diácono”, disse Vitor.

Wesley Pires dos Santos:

Créditos: Arquivo pessoal

Natural de Senador Firmino (MG), nasceu em 10 de agosto de 1995 e é filho único do casal Ciro Ambrósio dos Santos e Isaura Rosa Pires dos Santos. Tem como paróquia de origem a de Nossa Senhora da Conceição de sua terra natal. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana em fevereiro de 2011 no Grupo de Orientação Vocacional (GOV). Atualmente, vive o período de Síntese Vocacional na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos (MG).

Participação

As caravanas convidadas a participar da celebração da ordenação deverão confirmar presença até o dia 02 de maio pelos números (31) 3557-1140 ou (31) 98860-1342. Além disso, a celebração será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana.

Agenda