Terminou na última sexta-feira, 07 de julho, as missões vocacionais realizadas em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Ao todo, foram cerca de 20 paróquias contempladas, que contaram com a presença de mais de 40 seminaristas e um número expressivo de religiosos e religiosas presentes na Arquidiocese.
Promovida pelo Seminário São José e os religiosos e religiosas da Arquidiocese, a Semana de Animação Missionária teve como finalidade concretizar aquilo que é o objetivo do 3º Ano Vocacional: promover uma cultura vocacional nas comunidades, nas famílias e na sociedade.
Segundo o seminarista Diêgo Souza Almeida, do 1° ano de Teologia e presidente do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), “a Semana de Animação Missionária teve o intuito de animar as comunidades paroquiais, despertando em nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias, o interesse pelas vocações na vida da Igreja”.
Para isso, os missionários visitaram as escolas, realizaram encontros com grupos da catequese e crisma, com as expressões juvenis e com as famílias, promoveram momentos de formação e oração, formação para criação da Equipe Vocacional Paroquial (EVP) e tantas outras atividades.
O professor Ihudison de Paula Coelho, do colégio CENER de Ervália (MG), definiu a visita missionária dos seminaristas às escolas durante a Semana de Animação Vocacional como marcante. O município recebeu durante o período os seminaristas João Pedro, Kleiton e Lucas Vilela para as atividades missionárias.
“Foi bonito ver o sorriso e animação de cada criança, adolescente e jovem na escola, com o testemunho de Cristo dado por esses irmãos através das falas, orações e dinâmicas. Como professor, vi nos meus alunos e nos demais colegas de profissão muita boa vontade e abertura de coração ao momento proposto, sendo muito bom para nossa comunidade escolar. Testemunhar o seguimento a Cristo e chamar a atenção para a paz e o respeito são dois aspectos que ressoaram mais forte para mim durante essas visitas”, declarou Ihudison.
Para o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), Padre Paulo Barbosa, “os dias foram intensos com muita oração, fervor e reflexões vocacionais”. “Comunidades, grupos e movimentos foram o palco da visita vocacional. Também as celebrações tiveram a meditação, propiciando o discernimento para com o chamado do Senhor. Graça e missão nos corações ardentes e pés a caminho fazem com que a vocação seja para todos um apelo e resposta ao Deus da vida e libertação”, disse.
O sacerdote e a comunidade paroquial acolheram durante as missões os seminaristas Nillo e Diêgo. “Sementes foram lançadas. Os frutos virão com o tempo. Deus é quem dá a graça. Que os corações acolham na gratuidade! Agradecemos a dedicação e zelo dos que se colocaram nessa empreitada em favor do Reino do eterno Pastor Jesus Cristo!”, destacou Padre Paulinho.
Na avaliação do presidente do Comise, muitas sementes foram lançadas com a ação. “Agora, o desejo é que essas sementes possam ser acompanhadas, regadas e cultivadas, com o apoio das comunidades e das equipes vocacionais formadas nas paróquias. Que os jovens que se sentiram chamados possam participar dos encontros vocacionais promovidos pela Arquidiocese e, posteriormente, possamos colher os frutos de muitas e santas vocações para o sacerdócio, para a vida consagrada, para os ministérios leigos e para a vida familiar”, afirmou o seminarista Diêgo.
É preciso lembrar que haverá uma terceira Semana de Animação Missionária a ser realizada, entre os dias 02 e 09 de dezembro. As paróquias interessadas podem entrar em contato com o Seminário São José ou diretamente com a Pastoral Vocacional:
Seminário São José: 31 3557- 1140
WhatsApp da Pastoral Vocacional: 31 987201411
E-mail: pvocacional@gmail.com
Texto e fotos: Comise (Seminário São José).
Saiba mais sobre o 3º Ano Vocacional em: arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional