sábado

, 04 de julho de 2020

Semana Dom Luciano é debatida em reunião do Projeto Memória do Seminário

23 de junho de 2020 Arquidiocese

Os responsáveis pelos grupos de trabalhos (GTs) do Projeto Memória do Seminário São José e o diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano Mendes, padre Edvaldo Antonio de Melo, se reuniram virtualmente na última sexta-feira (19). O encontro teve como objetivo debater sobre as três fases do projeto que serão desenvolvidas nos próximos meses.

A primeira fase será a Semana Dom Luciano. Prevista para os dias 24 a 31 de agosto, a edição deste ano será online e terá como tema os 270 anos do seminário. Na reunião, padre Edvaldo apresentou a proposta de cronograma, conferências e mesas de debate para o evento.

“Nas últimas edições a Semana Dom Luciano trabalhou temas da América Latina e da Arquidiocese. Para este ano, pensamos em trabalhar os 270 anos do Seminário. Na reunião dos presbíteros, em março, apresentamos essa proposta de tema e ela foi bem acolhida”, explicou padre Edvaldo.

Dentro da Semana Dom Luciano será realizada a missa recordando a vida de Dom Luciano e lembrando a fundação da faculdade.

As outras duas fases do Projeto Memória devem ser realizadas em dezembro de 2020, na data festividade dos 270 anos do Seminário, e em fevereiro de 2021, na abertura do Ano Acadêmico, também foram citadas na reunião. 

Projeto Memória: 270 anos do Seminário de Mariana

Neste ano de 2020, o Seminário São José da Arquidiocese está comemorando seus 270 anos de fundação. Para celebrar esta data, uma comissão composta por seminaristas, formadores e colaboradores das instituições – Seminário São José e Faculdade Dom Luciano – estão desenvolvendo o Projeto Memória. A proposta do grupo de pesquisa é de resgatar a história da instituição, eternizada em diversos materiais, desde fotografias, músicas, peças teatrais e os prédios das casas de formação.

As pesquisas, empreendidas pelos integrantes do projeto, já vêm sendo desempenhadas há alguns meses e os integrantes estão distribuídos em Grupos de Trabalho, de acordo com as afinidades das pesquisas, que atravessam temas como música sacra; peças teatrais; álbuns de fotografias; patrimônio histórico, artístico e arquitetônico; personalidades dos últimos anos; e outros mais.

Hino do Seminário

Tendo em vista a celebração dos 270 anos de fundação do Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, o Seminário lançou o concurso para a escolha de um hino que acompanhará as suas festividades.

Para aqueles que desejarem participar do concurso, a comissão responsável divulga o edital 002/2020 para a escolha do hino. O edital apresenta os critérios necessários para que uma música concorra.

Confira o edital e outras informações: Seminário lança concurso para escolha de um hino em seus 270 anos