terça-feira

, 28 de novembro de 2023

Semana Nacional Antidrogas: Arquidiocese de Mariana promove campanha de prevenção e acolhimento

19 de junho de 2023 Arquidiocese

A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Mariana, juntamente com os grupos desta pastoral ao nível nacional, está realizando a Semana Nacional Antidrogas. Com o tema “Igreja, Espaço de Prevenção, Acolhida e Serviço”, a campanha tem como objetivo promover a prevenção e combate ao problema das drogas, buscando a vivência da sobriedade e o acolhimento fraterno.

A Igreja Católica, a partir de sua fé, incentiva a prática da sobriedade e do diálogo fraterno, enfatizando o amor, a compaixão e o perdão. Nesse sentido, a Pastoral da Sobriedade, presente em diversas paróquias da Arquidiocese, trabalha a prevenção, recuperação e reintegração de dependentes químicos, por meio de grupos de autoajuda baseados na espiritualidade dos doze passos, oferecendo um Programa de Vida Nova.

A Pastoral da Sobriedade busca ser o instrumento de Cristo para salvar vidas, auxiliando aqueles que enfrentam o desafio das drogas e outras dependências. Por meio do amor, esperança e encorajamento, a pastoral propicia um caminho de prevenção, recuperação e reintegração à vida da Igreja, da família e da sociedade. Nesse sentido, convida-se a comunidade a conhecer e apoiar essa pastoral em suas paróquias, pois o problema das drogas, álcool e outras dependências está presente em todos os lugares.

A Semana Nacional Antidrogas, que teve início no dia 19 de junho, estende-se até o dia 26 de junho. Durante esse período, são realizadas diversas atividades de conscientização e promoção da sobriedade. É importante ressaltar que a responsabilidade de enfrentar o problema das drogas não recai exclusivamente sobre a Igreja e a Pastoral da Sobriedade, mas requer a colaboração de instituições governamentais, organizações sociais e a sociedade como um todo.

O Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade, juntamente com a coordenação dessa pastoral, convidam a todos a se unirem nesse trabalho de salvar e resgatar vidas, vivenciando a sobriedade. Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Pastoral da Sobriedade, é invocada para interceder por bênçãos de Deus sobre essa importante iniciativa.

Que esta Semana Nacional Anti-drogas seja um momento de reflexão, conscientização e fortalecimento dos laços de solidariedade, com o propósito de combater as drogas e oferecer apoio a todos que necessitam de auxílio nessa jornada rumo à sobriedade.

Foto: Paróquia São Sebastião, em Sem Peixe (MG)