terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Semana Santa on-line e o trabalho da Pastoral da Comunicação

27 de março de 2021 Arquidiocese

Este domingo, 28 de março, é marcado pelo início da Semana Santa. Neste ano, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, as celebrações serão realizadas de forma restrita e sem a presença dos fiéis. Nesse cenário, a Pastoral da Comunicação (Pascom) desempenha um papel essencial ao realizar as transmissões das celebrações e evangelizar.

Por isso, o assessor da Pascom na Arquidiocese de Mariana, padre Edir Martins Moreira, escreveu um artigo ressaltando a importância da Pastoral da Comunicação durante a Semana Maior. Confira: 

O contexto do nosso país é de agravamento da pandemia. Permanecemos confiantes na graça de Deus, mas devemos tomar todos os cuidados necessários, conforme orientam as autoridades de saúde. A Igreja se coloca como primeira colaboradora no sentido de seguir todos os protocolos, cuidar dos mais necessitados e no processo de conscientização das pessoas para vencermos este tempo de provação.

Esta realidade atual exige de nós o uso dos meios de comunicação social para conseguirmos seguir adiante no processo de evangelização. Desde sempre, a Igreja se preocupa em chegar até aqueles que, por motivo de enfermidade ou geográfico, têm dificuldade de acesso à Ela, através dos trabalhos missionários e, mais recentemente, pelos meios de comunicação. Agora se apresenta como uma obrigação investir neste formato, inclusive, na motivação de pessoas que se disponham a atuar na Pastoral da Comunicação e que possam dar essa colaboração.

Sendo assim, aproximando a Semana Santa, estando nosso estado de Minas Gerais na “onda roxa”, onde exige restrições mais rígidas no combate à proliferação do novo coronavírus, a Arquidiocese de Mariana nos orienta a celebrarmos a Semana Maior da nossa fé de forma restrita nos templos, sendo transmitidas as celebrações e que as famílias possam fortalecer seu espírito de Igrejas domésticas, praticando o distanciamento social.

Trata-se de um quadro ao qual ninguém gostaria de estar passando, tanto ao povo, que fica impossibilitado de ir ao templo, quanto aos padres que estarão presidindo as celebrações com os templos quase vazios, contando apenas com as equipes de liturgia e transmissão.

Diante disso, nossa motivação e agradecimento especialmente aos que se dedicam a este trabalho que se apresenta fundamental neste momento. A Pastoral da Comunicação agradece a todos que têm doado seu tempo e até equipamentos para colaborar com a sua comunidade paroquial. Para a Semana Santa, permaneçamos alegres em servir.

Que na experiência do encontro com o Cristo sofredor nos façamos solidários a todos que sofrem em consequência desta pandemia. Mas que também celebrando as alegrias da Ressurreição, renovemos nossa confiança e esperança num tempo novo que o próprio Deus nos convida a vivenciar.

Padre Edir Martins Moreira

Assessor da Pascom na Arquidiocese de Mariana

Agenda