domingo

, 14 de agosto de 2022

Semana Vocacional 2021 é realizada na arquidiocese

18 de janeiro de 2021 Arquidiocese

Continuando a missão do Senhor de chamar trabalhadores para a sua vinha, a Semana Vocacional 2021 foi realizada na Arquidiocese de Mariana e contou com a presença de 29 candidatos a ingressarem no Seminário. Para o Grupo de Orientação Vocacional (GOV) 09 foram aprovados e para o Propedêutico 12 aprovados. Neste ano ao todo, serão 19 vocacionados no GOV e 19 no Propedêutico.

Há anos, este evento é realizado na Arquidiocese, na primeira semana de janeiro, e acolhe jovens das paróquias para oferecer-lhes uma oportunidade de autoconhecimento, de reflexão e decisão no caminho do discernimento vocacional, tendo a vista o sacerdócio. Diante da pandemia da Covid-19, o Seminário São José organizou a Semana Vocacional de modo que ela fosse vivenciada não apenas em uma semana cronológica, mas num tempo mais estendido.

Desde outubro os jovens foram acompanhados pela pastoral vocacional, através das redes sociais: atividades foram propostas, conversas com os respectivos párocos, momento de espiritualidade (adoração ao Santíssimo), encontros e partilhas acerca da vocação sacerdotal. Na primeira quinzena de janeiro, também foi realizada a visita de um dos padres formadores aos jovens vocacionados. As atividades desta nova experiência da Semana Vocacional foram finalizadas no dia 15 de janeiro no Seminário Maior São José com a reunião de avaliação dos trabalhos.

“Louvamos a Deus com gratidão por mais esta oportunidade de trabalho em prol das vocações sacerdotais em nossa Arquidiocese. E mesmo em tempos tão desafiadores de pandemia, experimentamos a ação do Senhor que continua a chamar, por meio da sua Igreja, homens dispostos a responderem SIM, entregando suas vidas para o serviço ministerial do seu povo. Agradecemos aos párocos que nos ajudaram nesta semana nos enviando os vocacionados e nos acolhendo, bem como aos familiares dos vocacionados que nos acolheram em suas casas. Suplicamos ainda, a intercessão de São José, neste ano a ele dedicado, e Nossa Senhora da Assunção, nossos padroeiros, para que todos os chamados sejam fortalecidos pelo Divino Mestre e que perseverem até o fim na caminhada vocacional”, disse o diretor da Comunidade Vocacional, padre Rosemar Marcos Condé.

Agenda