terça-feira

, 14 de janeiro de 2025

Semana Vocacional 2025 é encerrada em Mariana

13 de janeiro de 2025 Arquidiocese

No último sábado, 11 de janeiro, foram encerradas as atividades da Semana Vocacional 2025, promovida pelo Seminário São José. O encontro aconteceu na Casa da Filosofia e contou com a participação de cerca de 39 vocacionados, candidatos ao Grupo de Orientação Vocacional (GOV), ao Propedêutico e à Etapa da Filosofia.

Ao longo da semana, os jovens vocacionados receberam o apoio de uma equipe composta por padres, seminaristas, psicólogos e leigos, que organizaram cuidadosamente as atividades, auxiliando os participantes na oração, partilha de vida e discernimento do chamado de Deus.

As atividades incluíram a celebração da Santa Missa, momentos de espiritualidade e oração, adoração ao Santíssimo, além de momentos recreativos e lúdicos, e uma noite cultural, com apresentações teatrais. Também foram realizadas atividades voltadas ao autoconhecimento, conhecimento do outro, conhecimento da realidade da Arquidiocese de Mariana e do Seminário, além de conversas com padres e psicólogos e partilhas com seminaristas.

Para o Diretor do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Padre Lucas Muniz, “a Semana Vocacional é para todo o Seminário, quanto para a Arquidiocese, um tempo de renovação. Ao acolher os vocacionados advindos de diversas regiões de nossa Igreja Particular, contemplamos o amor de Deus que ouvindo o clamor de seu povo, envia operários e servidores disponíveis a pregarem o Evangelho como sacerdotes para servir no amor, sendo autênticos pastores e testemunhas da esperança.  Em meio as diversas atividades os vocacionados puderam retornar a sua história de vida, acolher o chamado ao sacerdócio e com disponibilidade dizer Sim a Deus e iniciar um caminho de discernimento”, expressou o sacerdote.

Ao chegar no final da semana, o jovem Rafael Martins Ferreira, da Paróquia São Vicente de Paulo, em Santa Bárbara (MG), testemunhou a paz em viver os momentos.

“Sinto que minha mente finalmente está em paz, pois a vontade de Deus está sendo feita […] e tudo está nas mãos Dele. Foram [..] momentos muito especiais que nos aproximaram de Deus e de todos os participantes. Toda a equipe foi muito cuidadosa e caprichosa, buscando sempre o melhor para todos”, confidenciou Rafael.

O jovem vocacionado Walisson das Neves Pinto Coelho, paroquiano da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme (MG), comentou sobre a sua experiência ao longo da semana.

“Foi uma semana inesquecível em minha vida. Durante as primeiras horas, estava totalmente ‘perdido’, não sabia o que iria fazer, mas com o passar do tempo, fui me deixando levar, e, consequentemente, fui conhecendo novas pessoas, participando das atividades, e deixando um pouco a timidez de lado. Algo que eu admirei bastante foram os momentos de oração, pois me transmitiram uma paz surreal, me fazendo sentir a presença de Deus”, relatou-nos.

Ainda na oportunidade, Walisson disse que uma dos fatores que o ajudou a viver a semana foram os testemunhos dos seminaristas presentes.

“Outra coisa que me ajudou bastante foram os testemunhos dos seminaristas. Neste momento pude ter uma noção de que o caminho até a sonhada ordenação poderá ter pedras, mas se for da vontade de Deus, nada poderá nos impedir, pois o escolhido não tem escolha”, contou.

A Missa de encerramento foi presidida pelo Reitor do Seminário, Padre Sérgio José da Silva, que, em sua homilia, destacou três posturas de São João Batista que todos os vocacionados devem adotar: 1 – Preparar os caminhos do Senhor, 2 – discernir a vontade de Deus e 3 – diminuir-se, para que o Senhor se manifeste em suas vidas.

“Que essa semana possa de fato marcar a nossa vida profundamente. Independente das respostas que vamos ter, que a nossa resposta acima de tudo seja a de continuar servindo ao Senhor onde nós estamos e da forma que ele deseja. […] Assim como João Batista, que nós possamos também ser generosos, preparando os caminhos do Senhor, discernindo quem é ele na nossa vida e na nossa história, mas acima de tudo, diminuindo para estar na presença Dele e responder com generosidade aquilo que é a vontade do Senhor”, frisou o reitor em sua pregação.

A Semana Vocacional não é um simples processo seletivo, mas uma oportunidade que os jovens recebem para revisitarem suas histórias e discernirem a sua vocação. Nesse processo eles são acompanhados e auxiliados de perto, a fim de que a vontade de Deus seja feita em suas vidas. Todo Povo de Deus também é convidado a colaborar nesse processo, rezando pelos vocacionados para que escutem a voz de Deus e deem uma resposta generosa ao seu chamado.

A Semana Vocacional foi encerrada com uma avaliação das atividades, por parte dos vocacionados, os resultados aos participantes e um almoço. Os aprovados vão iniciar seu acompanhamento no Grupo de Orientação Vocacional, no Propedêutico na Filosofia ainda neste ano.

Texto e fotos: Equipe de comunicação do Seminário – adaptado

Saiba mais

Arquidiocese de Mariana abre inscrições para a Semana Vocacional 2025

Mensagem do Arcebispo para a Semana Vocacional 2025

Arquidiocese de Mariana abre a Semana Vocacional 2025