sábado

, 20 de agosto de 2022

Semana Vocacional será iniciada na próxima segunda-feira

02 de janeiro de 2020 Arquidiocese

Começa na próxima segunda-feira, 6 de janeiro, a Semana Vocacional 2020, na Casa da Filosofia, em Mariana. Neste ano, a semana terá como tema “O Senhor te chama pelo nome” (1Sm 3,1ss) e será realizada em comunhão com as atividades comemorativas dos 270 anos do Seminário Arquidiocesano São José.

Segundo o reitor do seminário, padre Valter Magno de Carvalho a Semana Vocacional é uma iniciativa do Seminário que visa acolher os vocacionados da arquidiocese e ajudá-los no primeiro discernimento do chamado. “Nesta semana, através do acompanhamento de padres formadores, seminaristas, leigos e profissionais da psicologia os vocacionados são orientados através de várias atividades a darem a resposta ao primeiro convite do Senhor. Ao final da semana cada vocacionado é orientado para ingressar ou não no seminário”, explica.

Padre Valter ressalta que a Semana Vocacional é uma atividade que faz diferença na caminhada vocacional. “Este tempo, marca a vida dos nossos jovens. Para aquele que se sente chamado ao sacerdócio conhecer o seminário, fazer o contato com os formadores e seminaristas e ouvir testemunhos daqueles que há mais tempo se encontram no processo de discernimento da vocação é uma graça que marca a vida de quem irá entrar para o seminário e para quem fará a sua experiência de fé nas comunidades eclesiais”, disse.

O diácono Fernando Paulo de Almeida, participou da semana vocacional, e relata o que ela significou em sua caminhada. “A semana vocacional foi uma experiência extremamente significativa e importante para mim. Através dela, pude rezar a minha história e me conhecer melhor para discernir o chamado de Deus na minha vida. Trata-se de um tempo privilegiado no qual mergulhamos no mais íntimo do nosso e ser, tomamos consciência dos nossos anseios e verificamos a nossa disponibilidade de seguir o Cristo Jesus antes de iniciarmos nossa trajetória vocacional propriamente dita em direção ao Projeto de Vida que Deus tem para cada um de nós”, afirmou.

A Semana Vocacional será realizada até o dia 11 de janeiro.

Agenda