quarta-feira

, 05 de fevereiro de 2025

Seminário Arquidiocesano abre ano letivo e acolhe Padre Wagner Balbino como novo formador

05 de fevereiro de 2025 Arquidiocese

Na segunda-feira, 3 de fevereiro, o Seminário São José — iluminado pelo ano Jubilar da Esperança — iniciou as suas atividades formativas. A cerimônia contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, dos formadores e seminaristas das três etapas da formação.

A abertura foi realizada na capela do Seminário, com a celebração da Santa Missa, em memória de São Brás. Na ocasião, foi feita a acolhida do Padre Wagner José Balbino como membro da Equipe de Formadores e Promotor Vocacional da Arquidiocese de Mariana.

Em seu discurso, Dom Airton encorajou os jovens seminaristas a viverem o tempo formativo como sinal visível da graça divina manifestada na virtude da esperança. Insistiu também na comunhão fraterna como expressão do amor cristão.

“A esperança não decepciona porque ela é a garantia daqueles que permanecem fiéis ao chamado”, concluiu.

Guiados pelo resplendor da esperança, os seminaristas receberam com entusiasmo as palavras do Arcebispo, manifestaram o ardor de assumir com determinação o processo formativo e em experimentar a graça divina neste Ano Jubilar.

Iniciando a Etapa do Propedêutico, Carlos Alexandre, da Paróquia de São Silvestre, em Viçosa (MG), manifestou seus sentimentos com o novo ciclo em sua vida.

“Venho com o coração alegre, disposto a servir às necessidades da Igreja e consciente de que o discernimento da vocação é feito a cada dia e com muita oração. Agradeço a Deus por ter me dado a coragem de dizer sim a Ele”, disse o novo seminarista.

Abertos à ação de Deus, os jovens desejam viver plenamente o amor de Jesus, por isso, a esperança torna-se uma força que os impulsiona a viverem o tempo da graça, como expressou o seminarista Leonardo Moreira, do 1° ano de Teologia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Miguel do Anta (MG).

“O meu sentimento é continuar a responder ao chamado de Deus em meu itinerário vocacional, certo de que a esperança em Jesus Cristo é o caminho seguro que desejo trilhar nesse processo de discernimento”, confidenciou Leonardo.

Palestra sobre 280 anos da Arquidiocese

Neste Ano Santo, a Arquidiocese celebra seus 280 anos. Para iniciar as festividades, o Seminário recebeu a presença do Padre Luís Antônio Reis Costa, que ministrou uma palestra sobre a história dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana.

Durante o momento ele abordou uma vasta leitura acerca dos fundamentos que construíram a vida religiosa e cultural da Igreja em Mariana. Nesta ocasião, o Diretor Acadêmico da Teologia, Padre Geraldo Dias Buziani; o Diretor Acadêmico da Filosofia, Padre Edvaldo Antônio de Melo; e o Reitor do Seminário Arquidiocesano, Padre Sérgio José da Silva, dedicaram palavras de acolhimento e fé aos seminaristas.

Texto e fotos: Equipe de Comunicação do Seminário São José

Leia também:
Projeto Memória – Arquidiocese de Mariana 280 anos
Semana Vocacional 2025 é encerrada em Mariana
Arquidiocese de Mariana abre a Semana Vocacional 2025