sábado

, 20 de abril de 2024

Seminário Arquidiocesano de São José celebra seu padroeiro

05 de maio de 2022 Arquidiocese

Entre os dias 28 de abril e 1º de Maio, o Seminário Arquidiocesano de São José celebrou o tradicional Tríduo e Festa de seu padroeiro que teve como tema “Com São José, que soube ouvir os apelos do Senhor, sejamos uma Igreja de comunhão que escuta e cumpre a Palavra de Deus”.

Neste ano, as festividades tiveram motivos ainda maiores de louvor a Deus, por meio do Pai adotivo de Jesus, pois, após dois anos da pandemia, foi possível novamente reunir todas as casas formativas para a celebração.

O tríduo festivo foi presidido pelos padres ordenados entre os anos de 2020 e 2021, que manifestaram a alegria em retornar ao seminário, local onde foram formados e guardam afetuosas lembranças. Já a missa festiva do dia 1º de maio foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, que em sua fala enfatizou que o chamado à vocação é uma resposta.

Refletindo a partir do Evangelho do dia, quando Jesus questiona a Pedro, Dom Airton destacou que não é apenas para testa-lo, mas para ver sua resposta. Por analogia, ele pediu aos seminaristas que busquem a viver a sua vocação em seu atual estado de vida, como seminaristas, sem querer avançar etapas e, assim, vivenciando a atual momento de forma intensa.

Durante o mesmo período ocorreram os tradicionais jogos internos de São José. Depois de não terem ocorridos nos últimos dois anos devido às restrições da pandemia, o momento foi muito aguardado por todo o Seminário, se caracterizando por uma ocasião de convivência, descontração, congraçamento e alegria. Cada dia do tríduo foi finalizado com as tradicionais noites culturais, marcadas pelas apresentações dos teatros preparados por cada comunidade formativa.

Vejamos a seguir o depoimento breve de alguns seminaristas sobre as celebrações de São José desse ano:

Leonardo dos Santos Moreira, do 3º ano da Etapa do Discipulado: “Com muita alegria e piedade, vivemos em comunidade a festa de nosso excelso padroeiro, São José. Para nós, seminaristas, é sempre uma oportunidade ímpar vivenciar o tríduo preparatório e a grande festa de São José no dia 01 de maio, pois produz em nós o desejo de, ao olhar para o exemplo de São José, sermos homens de Deus, capazes de responder ao chamado que Nosso Senhor nos faz. Além de toda experiência espiritual e devocional, temos a oportunidade também de estreitar laços de amizade e fraternidade entre nós, bem como com os padres formadores e funcionários, pois uma vida cristã-católica autêntica pressupõe necessariamente uma vida comunitária. Foram dias muito proveitosos e particularmente, me fizeram perceber o quanto Deus nos ama e o quanto Ele deseja que sejamos santos e no ordinário da nossa vida, vivermos o extraordinário de Deus”.

Rafael Ernesto, Etapa do Propedêutico: “Fico feliz, como seminarista, por ter participado das celebrações litúrgicas e das olimpíadas em honra a São José. Me marcou a fala de nosso Arcebispo, Dom Airton, no dia do Carpinteiro de Nazaré, na qual destacou que somos um povo feliz por termos também a São José, junto da Senhora da Assunção, como padroeiro de nossa Arquidiocese”.

José Mario Santana Barbosa, 4º ano da Etapa da Configuração: “Celebrar a festa de São José, padroeiro do Seminário de Mariana, é uma oportunidade de rever toda a trajetória vocacional. É também belo notar como todas as turmas tem a oportunidade de conviver e criar, desde já, aquilo que futuramente virá a ser a fraternidade presbiteral. Através da partilha de vida, esportes, momentos culturais, confraternização e espiritualidade, os seminaristas podem formar aos poucos um coração sacerdotal, amparados pelo exemplo do pai adotivo de Jesus”.

Outras fotos da festividade estão disponíveis no perfil do Instagram do Seminário São José: https://www.instagram.com/seminariosaojosemariana/

Texto: Equipe de Comunicação do Seminário São José

Fotos: Caio Amora/Seminário São José

Agenda