sábado

, 20 de abril de 2024

Seminário Civilização do Amor destaca importância de uma juventude protagonista na sociedade

17 de junho de 2021 Igreja no Brasil

Sensibilizar as juventudes do Brasil para ações concretas e fazer florescer a civilização do amor. Este é o objetivo do seminário sobre juventude e solidariedade, que acontece nos dias 3 e 4 de julho de forma online e gratuita. O encontro é uma realização da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e será transmitido ao vivo no canal do Jovens Conectados no YouTubeNo dia 3, o encontro tem início às 14h30, já no dia 4, às 16h.

O tema do encontro, “Florescer a civilização do amor”, é extraído do discurso de despedida do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), quando o pontífice disse aos jovens: “A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano e apostar em Cristo e no seu Evangelho”.

Temas do Encontro

Com a participação de diversos jovens e testemunhos, as reflexões terão como base quatro temas: a Economia de Francisco, movimento idealizado pelo Santo Padre e que traz uma proposta de um novo modo de viver as relações de trabalho, lucro e consumo, a encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, como uma dimensão dialogal e solidária da vida cristã, a necessidade de ser uma Juventude em Saída, testemunhando Cristo na sociedade, em especial nas suas diversas periferias, e a encíclica “Laudato Si’”, considerando o cuidado da casa comum como uma responsabilidade cristã com o projeto de uma ecologia integral.

Para Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão episcopal, é necessário que a juventude enfrente com coragem a imposição subjetiva e individual do protagonismo juvenil que o mundo necessita.

“A minha grande frustração nesses tempos é ver uma juventude que não sabe se posicionar com objetividade diante da ditadura de um relativismo estrutural num tempo de polarizações irracionais. Gostaria muito de ver a juventude sendo protagonista de um paradigma que reprovasse essas polarizações culturais, sendo agentes de uma terceira via, alicerçada nos valores revelados por Jesus Cristo: uma juventude apaixonada pela Verdade, pela justiça, pela fé”, exorta o bispo.

Para se inscrever CLIQUE AQUI

Texto e imagem: Jovens Conectados

 

Agenda