quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Seminário de Mariana inicia os preparativos para as festividades dos seus 270 anos

17 de março de 2020 Arquidiocese

A comissão para a preparação das festividades dos 270 anos do Seminário São José, de Mariana, esteve reunida nesta segunda-feira (16), na casa da Teologia, do Seminário, em Mariana. A comissão é composta por grupos de trabalhos (GTs), a partir dos quais serão estudados eixos temáticos ligados à história do Seminário de Mariana.

O grupo é formado por seminaristas das três casas de formação – Propedêutico, Filosofia e Teologia – e por padres formadores, como o reitor do seminário, padre Valter Magno, o diretor da casa da Filosofia, padre Euder Daniane Canuto Monteiro, diretor de estudos do Instituto Teológico São José (ITSJ), padre Adilson Luiz Umbelino Couto, o diretor do Propedêutico, padre Sérgio José da Silva e o diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), padre Edvaldo Antônio de Melo, dentre outros. A reunião também contou com a presença da musicista Josinéia Godinho, do professor João Paulo Rodrigues e da secretária da faculdade, Maria Elisa.

O evento será realizado através da parceria entre o ITSJ, a FDLM e a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral (CAP), na pessoa do coordenador, padre Edmar José da Silva, sobretudo tendo em vista a realização conjunta da Semana Dom Luciano, prevista para agosto de 2020.

Na reunião, o aluno Romário Lima, do terceiro ano de teologia, apresentou o objetivo do projeto e como foi o seu início dentro das casas de formação do seminário. “Objetivo geral deste Projeto Memória é recolher, preservar e divulgar a história do seminário. Queremos resgatar a história do Seminário em diversos formatos, como fotografia, vídeos, publicações, lembrando da importância do legado do nosso ‘agora’ para as gerações futuras”, explicou Romário.

Atividades comemorativas

Dentro deste projeto, várias atividades comemorativas estão previstas para celebrar os 270 anos do seminário. Dentre elas, destacam-se: a confecção de um álbum de memórias, de uma linha do tempo contando a história da instituição, a produção de um documentário sobre a história do Seminário, apresentação de teatro, celebrações, entre outros.

Segundo padre Edvaldo, a Semana Dom Luciano 2020, promovida pela FDLM, também será realizada em comunhão com os 270 anos do Seminário São José.

Fotos e colaboração: Seminário São José 

Agenda