A realização de um Seminário do Laicato foi uma das ações aprovadas durante a XI Assembleia Geral Ordinária do Laicato e o XXII Encontro Arquidiocesano de Leigos (as) promovidos pelo Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM) no sábado, 9 de outubro, em Barbacena.
“Iremos promover o seminário do laicato, no ano de 2017, espaço para estudo e aprofundamento do documento 105 e a partir dele fazer ecoar este estudo nas cinco regiões pastorais”, explica o presidente do CLAM, Fábio Silva.
A proposta é que este seminário seja realizado nos dias 1° e 2 de abril. A cidade anfitriã será estudada pelo Conselho.
Durante o dia, os leigos participaram de uma apresentação sobre o documento 105 da CNBB, Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Leci Nascimento foi a responsável por conduzir os trabalhos. “Fizemos uma apresentação do documento 105 para motivar e entusiasmar os leigo e leigas a estudarem, de forma mais aprofundada, esse documento, que é uma grande conquista. Além de ser uma forma de conhecermos mais a nossa missão, identidade e vocação de leigos na Igreja e na sociedade””, ressalta Leci.
Uma carta compromisso da Assembleia será divulgada pelo CLAM. Fábio Silva disse que foi assumido, também, o estudo do texto sobre os ministérios da Arquidiocese de Mariana. “Para tornarmos de fato uma Igreja cada vez mais ministerial”, acrescenta.