terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Seminário: integrantes do núcleo do Projeto Memória promovem reunião online

15 de maio de 2020 Arquidiocese

Neste ano de 2020, o Seminário São José da Arquidiocese está comemorando seus 270 anos de fundação, sendo uma das mais antigas instituições religiosas do Brasil. Para celebrar esta data, uma comissão composta por seminaristas, formadores e colaboradores das instituições – Seminário São José e Faculdade Dom Luciano – estão desenvolvendo o Projeto Memória. A proposta do grupo de pesquisa é de resgatar a história da instituição, eternizada em diversos materiais, desde fotografias, músicas, peças teatrais e os prédios das casas de formação.

As pesquisas, empreendidas pelos integrantes do projeto, já vêm sendo desempenhadas há alguns meses. Para organizar o projeto e otimizar os trabalhos, os integrantes estão distribuídos em “Grupos de Trabalho” (GT’s), de acordo com as afinidades das pesquisas, que atravessam temas como música sacra; peças teatrais; álbuns de fotografias; patrimônio histórico, artístico e arquitetônico; personalidades dos últimos anos; e outros mais.

Devido o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, os integrantes do núcleo do Projeto Memória se reuniram em uma reunião online, nesta quinta-feira (14), para apresentar os passos que foram dados até o momento e quais ainda são necessários dar.

A reunião contou com a presença de membros representantes dos vários grupos de trabalho e do diretor acadêmico da FDLM, padre Edvaldo Antônio de Melo. Através da fala dos representantes, cada GT foi assunto da pauta, avaliando-se o trabalho desenvolvido até o momento, apontando quais estão sendo as dificuldades encontradas e indicando quais são as próximas empreitadas dos grupos. Nesse contexto, os membros de outros GT’s puderam conhecer o que cada grupo está desempenhando e contribuir apresentando observações e sugestões.

Além de avaliativa, a reunião também teve objetivo traçar planos importantes para a continuidade do projeto. A pandemia que o mundo vive e a situação de distanciamento social são aspectos importantes que foram levados em conta para as projeções futuras do trabalho em suas etapas de desenvolvimento e divulgação dos resultados.

 

 

 

 

 

 

Colaboração: Carlos Geovane Nunes Magri – 2° Ano de Teologia – Em nome da Comissão do Projeto Memória.

Agenda