terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Seminário retoma suas atividades

04 de fevereiro de 2020 Arquidiocese

Depois de um renovado período de férias, os seminaristas do Seminário São José da arquidiocese de Mariana retomaram suas atividades formativas nesta semana. Cada etapa da formação tem sua dinâmica própria, a fim de melhor formar os futuros padres da Igreja.

A comunidade da filosofia, etapa do discipulado, iniciou-se pela manhã com as Laudes e em seguida houve reuniões de organização. Essa comunidade compreende 48 seminaristas. A comunidade vocacional, com 8 vocacionados celebrou a missa, às 18h30, e depois do jantar realizou uma reunião. As duas comunidades recomeçaram as atividades na segunda-feira, 3 de fevereiro.

A comunidade da teologia, etapa da configuração, com 25 seminaristas, e o propedêutico, agora em Mariana, com 12 seminaristas, retomaram a caminhada, nesta terça-feira (4), com a oração de Laudes pela manhã e em seguida houve um translado com o santíssimo sacramento para a capela da comunidade do propedêutico, anexada à comunidade teológica.

Para o seminarista Pedro Henrique, de Santa Bárbara do Tugúrio, do 1º ano de teologia, “retornar ao seminário é uma oportunidade de dar continuidade ao processo de discernimento vocacional. Nesse sentido, gosto de me inspirar na passagem de Marcos 3, na qual o Senhor chama aqueles que são do seu desejo para estarem com Ele. Deus nos chama e nos concede a graça de responder. O seminário é o lugar onde ele quer nos modelar para melhor servir.” O seminarista Diego Souza, do 1º ano de filosofia, de Conselheiro Lafaiete, também se inspira nessa passagem de Marcos para falar sobre sua vocação: “como é narrado no evangelho de São Marcos, o discípulo é aquele que é chamado pelo Senhor a ficar com Ele (cf. Mc 3, 14). Diante disso, ao iniciar essa etapa do discipulado na arquidiocese, mesmo com todas as minhas preocupações, medos e inseguranças meu coração se alegra muito em estar aqui nessa comunidade na qual a cada dia viverei uma relação profunda ao lado daquele que me chamou. Desejo durante esse ano poder dar o meu melhor em todas as dimensões propostas pela formação.”

Agenda