domingo

, 28 de abril de 2024

Seminário São José celebra festa do seu patrono e padroeiro da Arquidiocese

21 de março de 2024 Arquidiocese

Na última terça-feira, 19 de março, o Seminário Arquidiocesano de Mariana celebrou a Solenidade de São José, padroeiro das suas Casas de Formação. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelos sacerdotes formadores.

Louvando o seu patrono, a missa solene contou com a presença dos seminaristas das Etapas do Propedêutico, Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia). Em sua homilia, Dom Airton ressaltou a importância dos seminaristas se prepararem para uma consagração definitiva, de toda a vida, e, para isso, contam com o luminoso farol de São José, que nos aponta o caminho seguro para o próprio Deus.

Após a Santa Missa, os seminaristas e padres formadores se reuniram nas dependências do Seminário para um momento de convivência e confraternização.

Segundo o Diretor Espiritual do Seminário São José, Padre Lucas Muniz, “celebrar São José é sempre razão de grande alegria e ao mesmo tempo forte renovação vocacional. Tê-lo como patrono do nosso Seminário, além da segura intercessão, nos ajuda a responder com maior generosidade o chamado do Senhor, na imitação de suas virtudes: acolhida, obediência, disponibilidade e a fé no cumprimento da vocação”, disse.

“Estarmos juntos enquanto Seminário nos fortalece e nos leva a nutrir sempre mais a fraternidade e a unidade em vista de um único objetivo, responder com coragem o chamado de Deus”, destacou ainda sobre a solenidade.

O seminarista Wanderson Thiago, do Propedêutico, comentou que celebrar São José é, para ele, um momento de reflexão, parar e contemplar suas virtudes e perceber que Deus capacita os incapacitados. “Quando respondemos ‘sim’ a Deus, ele nos guia e nos dá coragem como deu a São José”, declarou.

“Muito significativo participar da Missa Solene em honra de São José, em nosso Seminário, pois vivenciei a experiência da fraternidade entre as casas formativas, uma grande unidade na diversidade. Foi momento de agradecer e pedir a São José que continue abençoando o nosso Seminário, nossa querida Arquidiocese de Mariana e nosso povo de Deus”, completou o seminarista Wanderson.

Para o seminarista Saulo Ribeiro, da Etapa do Discipulado, “celebrar a Solenidade de São José em comunidade é mais do que lembrar sua figura de humildade e paternidade; é renovar nosso compromisso com a missão que Deus a nós confia, assim como confiou a São José para com o cuidado de Seu Filho. Que nossa vocação possa se renovar cada dia, tendo em nós os mesmos sentimentos do cuidado e do amor que havia no coração de São José e, assim, colocarmos a serviço e aos planos de salvação de Deus para humanidade”.

Por sua vez, o seminarista Danilo Borges, da Etapa da Configuração, e que chega à comunidade formativa este ano, pertencendo à Diocese de Januária (MG), enfatizou que é “uma alegria imensa celebrar a solenidade em honra ao glorioso São José”. “São José foi o homem escolhido por Deus para conduzir Nossa Senhora e o Menino Jesus no início de sua peregrinação. Foi ele o homem escolhido como modelo de pai, como modelo para cuidar, guiar e proteger. O homem que ensinou Jesus a ser homem. Celebrar seu dia enche os nossos corações de júbilo, pois trazemos para a nossa vida o testemunho vivido por ele: serviço, silêncio, força e atenção à Palavra de Deus”, pontuou.

Texto e fotos: Equipe de Comunicação do Seminário São José

Agenda