terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Seminário São José celebra nesta sexta-feira (05) rito de admissão às Ordens Sacras

05 de março de 2021 Arquidiocese

Visando a formação de seus vocacionados ao sacerdócio e desejando que os mesmos deem passos firmes no caminho do discernimento, a Igreja apresenta passos para a consolidação desse chamado feito pelo próprio Deus. Um desses passos é a admissão às Ordens Sacras.

Aceitando o chamado de Deus, nove seminaristas do 1º ano de Teologia, do Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, serão admitidos às Ordens Sacras nesta sexta-feira (05), às 18h15. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santo, e terá a presença dos formadores do Seminário e demais seminaristas.

“Todo o significado que essa celebração tem para a nossa caminhada, não poderíamos ter menos do que as melhores expectativas. Nós sabemos bem todas as dificuldades que são impostas a todos que decidem fazer uma caminhada de discernimento em sua vida. Sendo assim, por mais que seja uma celebração tão singela, é uma celebração que nos admite como verdadeiros candidatos às Ordens Sacras. É a Igreja que nos acolhe e nos chama a essa caminhada”, destaca o seminarista Maycon Rodrigues, candidato a receber a admissão às Ordens Sacras, sobre as suas expectativas para a cerimônia.

Segundo o seminarista, ser admitido às Ordens Sacras significa que a Igreja, em nome de Cristo, diz sim para cada vocacionado. “A partir de agora, essa caminhada se torna, para nós, um chamado a responsabilidade por ela [Igreja]”, ressalta.

A cerimônia de admissão poderá ser acompanhada ao vivo pela página oficial do Seminário São José no Facebook.

O rito de admissão às Ordens Sacras

De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se ao aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. Assim, mediante ao Bispo e contando com o testemunho da comunidade, o candidato demonstra o desejo de trilhar mais de perto o caminho de configuração a Jesus Cristo.

A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato

Conheça os seminaristas que receberão às Ordens Sacras:

  • Anderson Airton Dionísio (Paróquia de São Sebastião – Correia de Almeida);
  • Edigar Rodrigues de Faria (Paróquia de Sant’Ana – Carandaí);
  • Kleiton da Silva Gomes (Paróquia de São Sebastião – Sem Peixe);
  • Lucas Vilela Gonçalves (Paróquia de Sant’Ana – Guaraciaba);
  • Maycon Aurélio Gonçalves Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Itabirito);
  • Moisés Galinari Tôrres (Paróquia de São Sebastião – Raul Soares);
  • Pablo Soares Correia (Paróquia São Pedro e São Paulo – Barbacena);
  • Pedro Henrique Mendes Ferreira (Paróquia de Santa Bárbara – Santa Bárbara do Tugúrio);
  • Ronan Prata Pereira (Paróquia de Sant’Ana – Abre Campo).

*Com a colaboração e imagens da equipe de comunicação do Seminário São José

Agenda