quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Seminário São José celebra o encerramento de mais um ano formativo

29 de novembro de 2021 Arquidiocese

O Seminário São José celebrou no último domingo, 28 de novembro, missa em ação de graças por mais um ano formativo. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airtom José dos Santos, e contou com a presença de alguns padres formadores e dos seminaristas das três Etapas Formativas.

Em sua homilia, Dom Airtom ressaltou que devemos nos aperfeiçoar cada dia mais na caridade fraterna. “Desse modo, o Cristo, que entregou sua vida por nós na Cruz, irá confirmar em cada um de nós a santidade sendo feita aos olhos de Deus, nosso Pai. Esta santidade deve ser o nosso projeto, não só para nossos dias, mas para vinda de Cristo, para que Ele nos encontre na ativa. Essa tensão vigilante que o Evangelho nos pede não é passividade ou ficar contemplando, mas é buscar no dia a dia se configurar ao próprio Cristo”, disse.

Para o seminarista Robson Oliveira, que concluiu neste ano a Etapa do Propedêutico, “o ano formativo de 2021 foi intenso e de muitos desafios. Foi um ano em que foi nos dados, de fato, a oportunidade de viver a fraternidade entre os irmão e tempo de muito amadurecimento”. “O Arcebispo nos exortou acerca das exigências do Reino de Deus e nos motivou a seguirmos firmes no discernimento vocacional”, pontua sobre a celebração eucarística com a presença de Dom Airton.

“Este ano foi motivo de muita gratidão. Por isso, louvo e bendigo a Deus pela oportunidade de participar dessa celebração de conclusão do ano formativo em nosso Seminário. Foi um momento riquíssimo de inúmeras graças e agradecimentos a Deus por todos os benefícios recebidos ao longo de 2021. Durante esse processo, percorremos um caminho com muitos desafios, principalmente, por causa do momento pandêmico que ainda estamos vivendo. Mas é também nos momentos difíceis que percebemos que Deus está do nosso lado, nos capacitando e nos formando bons discípulos Dele, por isso não podemos desistir do chamado que Ele nos faz.

Como bem disse Dom Airton em sua homilia, ‘Nós que somos discípulos de Cristo, que nos preparamos para sermos pastores, devemos ter a cabeça sempre levantada e nunca deixar que as coisas do dia a dia, as dificuldades do tempo e as nossas próprias dificuldades nos vençam’. Diante disso, podemos agradecer ao nosso bom Deus por não deixar que nós percamos a nossa fé e esperança, as quais nos mantém sempre de cabeça erguida. Agradecemos também pelas inúmeras graças e reais valores assimilados durante esse percurso”, relata o seminarista André Lopes da Silva, do 2° ano da Filosofia.

O seminarista Moisés Galinari Tôrres, do 1º ano de Teologia, ressalta que o “neste encerramento do ano formativo de nosso querido Seminário São José, louvamos e agradecemos a Deus por sua providência que nos assistiu ao longo de todo este itinerário. Em nosso processo de discernimento vocacional e de configuração a Jesus Cristo, é indispensável cultivarmos uma ‘memória agradecida’, trazendo ao coração as marcas da presença de Deus, dos irmãos seminaristas, formadores e funcionários de nossas Casas de Formação que, sem dúvida, contribuem para que a nossa resposta ao chamado de Deus seja cada vez mais autêntica e generosa”.

“Dom Airton, em sua homilia, também se recordou de nossos familiares que, com muito carinho, nos acompanham e nos ajudam a cultivar a semente da vocação plantada em nossos corações. Imbuídos neste espírito, ao iniciar o tempo do Advento, preparando-nos para celebrar a encarnação do Filho de Deus e trazendo ao coração tantos sinais da bondade do Senhor manifestadas em nossa formação inicial, temos, sem dúvidas, uma oportunidade de renovarmos em nosso interior a certeza do amor de Deus e do seu chamado que nos interpela a continuar caminhando com coragem e esperança”, finaliza o seminarista Moisés.

Texto e fotos: Seminário São José

Agenda