quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Seminário São José celebra seu padroeiro

02 de maio de 2020 Arquidiocese

Pela primeira vez na história, o Seminário São José da arquidiocese celebrou a festa do seu padroeiro sem a presença dos seminaristas. Uma missa festiva, presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, nesta sexta-feira, 1° de maio, marcou as comemorações no Instituto de Teologia. A celebração foi transmitida pelas redes sociais e contou com a presença dos padres formadores.

Na homília, Dom Airton ressaltou a importância de participar da missa de casa. “Para nós participar da santa missa é algo importante e estamos participando da celebração de casa. Sabemos das circunstâncias históricas atuais, de que a propagação do vírus depende de nós. Por isso, ficar em casa é pensar no outro. É uma atitude de respeito e amor para com o próximo”, disse.

O arcebispo também destacou a necessidade das pessoas rezarem umas pelas outras e de valorizar os trabalhadores. “Devemos rezar uns pelos outros, de modo especial neste tempo. Rezar pelos outros é agir com amor, com respeito”, disse.

“Que neste dia em que celebramos São José Operário, nós saibamos dar valor aqueles que trabalham, que produzem todos os tipos de produtos”, destacou Dom Airton.

270 anos do Seminário

Neste ano, o Seminário São José está completando 270 anos de fundação. Para celebrar a data foi criado o projeto Memória, que tem como objetivo resgatar a história desta instituição e promover ações comemorativas ao longo do ano.

No final da celebração, o reitor do Seminário, padre Valter Magno, apresentou o resultado do concurso do slogan da festa dos 270 anos. “Seminário da Arquidiocese de Mariana 270 anos: cultivando vocações para comunicar a alegria do evangelho” foi slogan escolhido. Essa frase foi criada pelo seminarista Michel Gomes, do 1° ano da Filosofia.

Padre Valter também agradeceu a todos os seminaristas, amigos e familiares que acompanharam as celebrações.

Agenda