quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Seminário São José dá início as atividades formativas de 2023

09 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

O Seminário São José já retornou suas atividades. Ao longo dos últimos dias, os jovens das diversas etapas formativas (GOV, Propedêutico, Discipulado e Configuração) foram acolhidos nas casas de formação para fazer a experiência vocacional neste ano de 2023.

Confira como foi em cada casa:

Comunidade do GOV

Seminaristas do Propedêutico e GOV interno.

Neste ano, 13 jovens estão fazendo o caminho do discernimento ao chamado de Deus no Grupo de Orientação Vocacional. Desses, três são da Comunidade Vocacional, ou seja, residem no Seminário, e dez são do GOV externo. Morando na Casa do Propedêutico e cursando o Ensino Médio no Colégio Providência, os três vocacionados da Comunidade Vocacional foram recepcionados em Mariana (MG) no dia 31 de janeiro. Já o primeiro encontro de 2023 do GOV externo será realizado neste fim de semana, dos dias 10 a 12 de fevereiro, na Casa de Teologia.

Comunidade do Propedêutico

Seminaristas do Propedêutico.

Formada por 16 jovens, sendo que alguns deles foram aprovados na Semana Vocacional 2023, os vocacionados da Comunidade do Propedêutico foram acolhidos em Mariana no último dia 06 de fevereiro. À ocasião, eles participaram da Santa Missa, presidida pelo recém-nomeado Reitor do Seminário São José, Padre Sérgio José da Silva, e concelebrada pelo novo Diretor do Propedêutico, Padre Gilsimar Tavares Vieira. Também esteve presente o Diretor do GOV e Promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Rosemar Condé.

“Fomos recebidos com grande alegria por nosso Diretor que, com muita disposição e alegria no coração, abriu as portas para nos acolher neste passo rumo ao discernimento Vocacional”, relatou o jovem Lucas Teixeira do Nascimento, do Propedêutico. Para ele, dar esse primeiro passo “possibilita um olhar cuidadoso a toda manifestação de Deus, Aquele que nos convidou e ampara na caminhada”.

Etapa do Discipulado – Casa de Filosofia

Seminaristas do Discipulado – Filosofia.

Na Casa de Filosofia, as atividades foram retomadas no dia 30 de janeiro, com a celebração da Santa Missa. Neste ano, 22 jovens percorrem o caminho do discipulado. Para Luiz Jaques Moreira, do 1º ano de Filosofia, “a oportunidade de reencontrar os amigos seminaristas em uma nova etapa da formação fomenta em nós, do primeiro ano, a alegria de continuar respondendo o chamado de Deus”.

Para essa nova etapa que inicia, ele espera “viver um ano formativo de aprendizado, se configurando ao Cristo Bom Pastor e vivendo a experiência de discípulo do Mestre, nos colocando a caminho daquilo que o Mestre nos pede, que é a santidade”, destacou.

Etapa da Configuração – Casa de Teologia

Seminaristas da Etapa da Configuração – Teologia.

Com 28 jovens para fazer o caminho do discernimento vocacional em 2023 na Etapa da Configuração, os seminaristas da Casa de Teologia foram acolhidos no Seminário no último dia 1º de fevereiro. Para marcar a data, o Diretor da Dimensão Humana da instituição e Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, presidiu a Santa Missa na Capela São José.

À ocasião, ele ressaltou durante a homilia a importância de que os seminaristas, nessa etapa final da formação presbiteral, desenvolvam uma relação madura uns com os outros e da mesma forma estabeleçam uma relação saudável com todas as dimensões formativas, a fim de que as frustrações da vida não sejam “desanimadoras” ou motivo de vitimizações, mas que lance-os ao confronto com as mesmas e a superação das limitações.

Após a celebração, os vocacionados à Configuração participaram da primeira reunião semestral, quando refletiram, junto do Reitor nomeado, Padre Sérgio José da Silva, um texto do Padre Andrés Ferrada sobre “O clima comunitário do Seminário”, compreendendo-o como o “espírito” orientador das atividades espirituais, intelectuais, pastorais e humanas. Os seminaristas foram incentivados a perceber a importância do “educar para a vida fraterna”, que pressupõe uma “comunicação sincera e aberta” que tem como fruto a partilha da vida e a correção fraterna.

Para o seminarista Erick da Silva Mendes, que veio da Diocese de Januária (MG) para realizar essa etapa formativa no Seminário São José, a acolhida foi muito boa. “Os irmãos, com muita solicitude, esforçaram-se desde o início para que me sentisse a vontade e em casa, como um deles. Isso facilitou muito o processo de adaptação à casa e a nova realidade”, disse.

Ele ainda contou que as suas expectativas são boas para este novo período de sua caminhada: “O que mais desejo é aproveitar toda a estrutura de formação e por meio dela e da graça de Deus crescer na configuração ao Cristo Bom Pastor”, enfatizou.

Texto: Com a colaboração da Pastoral da Comunicação do Seminário São José

Fotos: Seminário São José

Agenda