terça-feira

, 16 de julho de 2024

Seminário São José e religiosos (as) da Arquidiocese de Mariana promovem Semana de Animação Missionária

10 de maio de 2023

Celebrando o 3º Ano Vocacional, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, o Seminário São José e os (as) religiosos (as) presentes no território da Arquidiocese de Mariana estão organizando uma Semana de Animação Missionária, com ênfase vocacional. Realizadas em três datas ao longo deste ano, tendo início em junho, a missão deseja ser uma animação para a vida vocacional das paróquias.

Segundo o Promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Rosemar Marcos Condé, essa missão será diferenciada, pois seu objetivo não será visitas de casa em casa, como acontece nas missões populares, mas uma atenção especial às crianças, adolescentes e jovens nas escolas e na catequese, grupos de jovens, pastorais e movimentos que trabalham diretamente com as famílias (Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo — ECC, etc.) e formação da Equipe Vocacional Paroquial (EVP).

“Neste 3° ano vocacional, nosso Seminário quer ajudar as paróquias a dinamizar as atividades vocacionais. Temos consciência de que esse trabalho não é só dos seminaristas e religiosos (as), mas de toda Igreja. Por isso, as sugestões de atividades visam envolver a todos. Entretanto, precisamos dar passos e tomar iniciativas para este Ano Vocacional não fique apenas no papel. Para que possa atingir mais corações e fazê-los arder e mais pés se colocarem a caminho, em missão”, pondera Padre Rosemar sobre a iniciativa.

Durante a Semana de Animação Missionária, dois ou mais seminaristas e/ou religiosos (as) estarão durante uma semana em uma determinada paróquia visitando, animando e ajudando para que todos os envolvidos nesta missão tomem consciência de que vocação é um chamado que Deus dirige a todos e não a alguns especificamente.

Por isso, é fundamental que se envolva o máximo de fiéis, pastorais e movimentos da paróquia para que mais corações ardam e pés se coloquem a caminho no anúncio da Boa Nova do Reino de Deus”, enfatiza o Promotor Vocacional da Arquidiocese. Padre Rosemar ainda explica que a missão não será realizada apenas pelos seminaristas e religiosos, mas animada por eles para alcançar os corações da comunidade paroquial.

As missões irão acontecer durante três semanas ao longo do ano sendo:

  • 25/06 a 02/07 (Vagas já foram preenchidas);
  • 30/06 a 07/07 (Ainda há vagas disponíveis);
  • 02/12 a 09/12 (Ainda há vagas disponíveis).

Durante as semanas, os seminaristas e/ou religiosos (as) organizarão um cronograma contemplando diversas áreas, como visitas às escolas, encontro com crianças e jovens que estão na catequese, encontro com jovens e adolescentes sobre a temática vocacional, momento de oração e formação com as famílias (Pastoral Familiar, ECC, etc.), momentos de oração (adoração ao Santíssimo, terço vocacional), momento formativo tendo em vista a constituição da EVP (Equipe Vocacional Paroquial), testemunho vocacional nas celebrações da paróquia e diversas outras atividades.

Pedimos a todos que nos ajudem a divulgar esta proposta para que mais paróquias possam abraçar esta Missão Vocacional e, assim, animar nossas comunidades a abraçarem e acolherem a beleza e a urgência da vocação na vida da Igreja e do mundo.

Que nossas comunidades paroquiais possam abraçar com coragem esta proposta que é simples, mas que deseja ser um impulso nas pastorais, na catequese, nas famílias e nas escolas”, motiva Padre Rosemar.

Para mais informações:

Seminário São José: 31 3557- 1140

WhatsApp da Pastoral Vocacional: 31 987201411

E-mail: pvocacional@gmail.com

Texto: Padre Rosemar Condé

Outras informações sobre o 3º Ano Vocacional em: www.arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/

VEJA TAMBÉM